nsc

publicidade

Fabiano Dell Agnolo 

Inovação como vetor para a Qualidade de Vida 

Os avanços tecnológicos nas mais diversas áreas têm permitido a solução de problemas importantes da sociedade, o que promove diretamente o aumento da qualidade de vida das pessoas. 

06/06/2019 - 05h35

Compartilhe

Por Tech SC
fabaino
(Foto: )

É fato que por meio da inovação e desenvolvimento tecnológico a vida tem se tornado cada vez mais agradável, fácil e até mais emocionante e divertida. Os avanços tecnológicos e inovação nas mais diversas áreas têm permitido a solução de problemas importantes da sociedade, o que promove diretamente o aumento da qualidade de vida das pessoas.

Há, porém, um outro aspecto de grande relevância, um pouco menos considerado, talvez por estar como um “pano de fundo” ou uma consequência secundária no contexto da inovação. Trata-se da geração de empregos de maior valor agregado.

Vejamos, não há um só lugar no mundo em que haja elevada qualidade de vida em cujo lugar a economia seja fraca. Ou seja, desenvolvimento humano e qualidade de vida estão intimamente, mas muito intimamente ligados à uma economia pujante.

É comum políticos se orgulharem por viabilizar a vinda de grandes fábricas às suas cidades, principalmente pela alta quantidade de empregos que se gera. No entanto, quando os salários oferecidos são baixos, isso não contribui tanto para o desenvolvimento. Hoje, um gestor público moderno deve fomentar uma nova economia, focada em inovação, tecnologia e de alto capital intelectual. Esse tipo de economia gera empregos de alto valor agregado e bons rendimentos. Os cidadãos, recebendo melhores salários, passam a ter melhoria no padrão de vida direta e instantaneamente.

E mais, esses cidadãos mais bem remunerados passam a consumir uma nova economia, principalmente de serviços como, gastronomia, arte, cultura, lazer e entretenimento. E isso é fantástico! Pois o fomento à uma economia de serviços, por si só, dá início à um ciclo virtuoso, no qual uma parcela maior da riqueza gerada fica no município, proporcionando assim maiores investimentos da gestão pública local, o que também contribui na melhora na qualidade de vida.

Bem, não é necessário usar de muita inteligência para concluir que o caminho da inovação e desenvolvimento deve ser uma das prioridades, seja na gestão pública, seja na iniciativa privada ou simplesmente na vida do cotidiano.

Leia também: Inovação para os desafios da educação brasileira

Deixe seu comentário:

publicidade