Ao todo, R$ 2.820.799.182,93 foram devolvidos aos aposentados vítimas de descontos irregulares em benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de acordo com o último balanço feito pelo órgão na segunda-feira (29). Foram mais de
4,1 milhões de solicitações de contestação de aposentados e pensionistas até o dia 26 de dezembro. Com informações da Agência Brasil.
Continua depois da publicidade
Segundo o INSS, foram abertos 6.362.898 pedidos de contestação de descontos indevidos, sendo 97% contestações de beneficiários que não reconheceram a autorização para os descontos feitos pelas entidades associativas. Em pouco mais de 131 mil pedidos, foi reconhecida a autorização para os descontos de mensalidades.
Cerca de 44 associações, sindicatos, entidades de classe e organizações foram contestadas pelo governo federal e tiveram que prestar esclarecimentos sobre os descontos em benefícios do INSS. Dessa forma, 1.592.421 pedidos foram respondidos pelas entidades com documentação.
Aplicativo e site foram mais buscados para contestações
O balanço feito pelo INSS ainda revela que o Meu INSS, tanto o aplicativo quanto o site foram os mais buscados para contestações de descontos, com pouco mais de 3,4 milhões de pedidos, o que equivale a 54% do total.
Os aposentados e pensionistas também utilizaram a central telefônica 135 para fazer contestações (419.924 pedidos), além do atendimento prestado em agências dos Correios (2.259.424 pedidos) e pedidos abertos de ofício (243.239 pedidos).
Continua depois da publicidade
Até quando é possível contestar descontos indevidos do INSS?
O prazo para contestação foi prorrogado para 14 de fevereiro de 2026. A adesão ao acordo de ressarcimento administrativo vale para descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025.
Como contestar
Os segurados do INSS podem registrar sua contestação por meio de três canais oficiais:
- Aplicativo ou site Meu INSS: acessar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”
- Central de Atendimento 135: ligação gratuita, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
- Agências dos Correios: unidades em todo o país oferecem atendimento gratuito e assistido.
Relembre a fraude no INSS
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto no dia 23 de abril, com a revelação de um esquema que prejudicou milhões de beneficiários do INSS em todo o Brasil.
Neste momento, há uma investigação em aberto da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Congresso Nacional.
Continua depois da publicidade

