A instituição americana National Center for Missing & Exploited Children (NCMEC) auxiliou na investigação da Polícia Civil que resultou numa operação com busca e apreensão de materiais usados para exploração e abuso sexual infantil no bairro Glória, em Joinville. A apuração começou após uma denúncia do instituto que fica nos Estados Unidos. A ação ocorreu na última quinta-feira (27).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), computador, celular, pen drives e diversos equipamentos eletrônicos foram apreendidos e encaminhados à Polícia Científica para a perícia.
A parceria estrangeira junto da Polícia Civil veio após alerta do National Center, que é uma instituição sem fins lucrativos que ajuda a encontrar crianças desaparecidas, reduzir a exploração sexual infantil e prevenir a vitimização infantil, dos Estados Unidos. A ONG recebe informações de ferramentas automatizadas por empresas, com o intuito de proibir este tipo de conteúdo na internet. Se houver envolvimento de brasileiros, o centro avisa as autoridades do país. Foi o que ocorreu em Joinville.
Conforme a Polícia Civil, o suspeito não foi preso em flagrante porque não foram encontrados arquivos armazenados. Porém, ainda segundo a polícia, ele teria confessado em interrogatório o armazenamento do conteúdo no ano passado. Ainda segundo a Polícia Civil, os equipamentos passarão por uma perícia.
Continua depois da publicidade
A operação foi nomeada Policial Anjos da Guarda 2.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Projeto que permite casas em parque industrial de Joinville divide opiniões
Catarinense 2023: JEC perde para o Brusque e entra na zona de rebaixamento
Hospital Infantil de Joinville retira obrigatoriedade do uso de máscaras