Os presentes para o Dia dos Namorados devem ser mais caprichados neste ano em Santa Catarina. É o que mostra uma pesquisa da Fecomércio-SC, que revelou que o gasto médio previsto é de R$ 190,50 por pessoa — o maior valor da série histórica, iniciada em 2018. O crescimento em relação ao ano anterior é de 7% em termos nominais, ou 2,1% quando descontada a inflação do período.

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De acordo com o presidente da Fecomércio-SC, Hélio Dagnoni, os dados são positivos para o varejo.

— A intenção de gasto subiu acima da inflação, o que é sempre uma ótima notícia. Em algumas cidades, como Blumenau, os valores são ainda maiores. Esse dado vem para coroar um excelente primeiro semestre para o comércio. Esperava-se uma desaceleração já no início do ano, mas, felizmente, o cenário foi melhor do que o esperado — afirma Dagnoni.

Veja quais itens lideram a preferência dos consumidores

Blumenau lidera valor médio, com R$ 227

A média de gastos no Dia dos Namorados varia significativamente entre os principais municípios catarinenses. Blumenau lidera com o maior valor médio (R$ 227), seguida por Itajaí (R$ 202) e Criciúma (R$ 191). Florianópolis registra gasto médio de R$ 187.

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Já Lages (R$ 180), Chapecó (R$ 179) e Joinville (R$ 171) apresentam os menores valores, indicando um consumo mais moderado nessas regiões.

— Esses dados refletem diferenças regionais no comportamento dos consumidores durante a data, destacando o impacto das condições econômicas locais no comércio — analisa a economista da Fecomércio-SC, Edilene Cavalcanti.

Situação financeira e momento da compra

Entre 2024 e 2025, a parcela de pessoas que avalia sua situação financeira como melhor aumentou 3,1 pontos percentuais, passando de 40,2% para 43,3%. Por outro lado, a fatia que considera a situação pior também cresceu, de 15,9% para 16,7%. Já os que mantêm a percepção de estabilidade financeira caíram de 42,0% para 39,5%.

— Esses indicadores mostram uma leve melhora no otimismo financeiro, apesar do pequeno aumento na parcela que enfrenta dificuldades — diz Edilene.

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Data das compras e forma de pagamento

A maior parte das compras de presentes será realizada na semana do Dia dos Namorados, com 48,9% dos consumidores optando por esse período. Compras feitas até duas semanas antes somam 21,8%, enquanto as realizadas na véspera representam 15,6%. As compras feitas com mais de duas semanas de antecedência totalizam 5,2%, e aquelas feitas com mais de um mês de antecedência, 3,0%. Compras realizadas no próprio dia da comemoração representam 4,1%, e as feitas após a data, apenas 0,4%.

Quanto à forma de pagamento, 83,2% dos consumidores devem optar por pagamento à vista — um aumento de 6,6 pontos percentuais em relação a 2024, quando esse percentual era de 76,6%.

Já o parcelamento será utilizado por 16,0% dos compradores, uma queda de 5,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior (21,8%).

*Sob supervisão de Andréa da Luz

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