Após quase duas semanas, o canal da Câmara de Vereadores de Joinville no Youtube foi restabelecido no domingo (5). Segundo a própria entidade, uma invasão hacker e a divulgação de criptomoedas teria motivado a plataforma a suspender o canal na segunda metade de setembro.
Continua depois da publicidade
Conforme a Câmara, após uma sequência de tratativas junto a plataforma, foi confirmado que nenhum conteúdo produzido pela instituição ou pelos vereadores motivou o bloqueio. O caso foi exclusivamente técnico, resultante da invasão de um e-mail corporativo de um dos servidores responsáveis pela administração do canal.
Dessa forma, o perfil foi temporariamente removido pela própria plataforma após o sistema de segurança do YouTube identificar uma invasão hacker. Por meio desse acesso indevido, uma pessoa publicou conteúdo fraudulento relacionado a criptomoedas, prática comum em ataques desse tipo.
Ao detectar a ação, o YouTube desativou o canal preventivamente, medida que visa proteger tanto a instituição quanto os cidadãos de possíveis golpes.
Após uma série de verificações técnicas e de segurança, conduzidas pela Diretoria de Comunicação da Câmara, o canal foi restabelecido, após a confirmação oficial de que o e-mail comprometido havia sido integralmente protegido e estava livre de qualquer vulnerabilidade.
Continua depois da publicidade
“Com o canal novamente ativo, a população de Joinville volta a ter acesso às sessões ordinárias, comissões, audiências públicas, eventos oficiais e demais conteúdos de transparência legislativa, reforçando o compromisso da Câmara com a publicidade dos atos e o acesso à informação”, informou a entidade em nota.
Veja fotos de Joinville
Leia também
Modelo perde trabalhos após procedimento estético causar necrose em Jaraguá do Sul
FOTOS: Erosão costeira fecha ruas e deixa rastro de destruição em Barra Velha










