O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou na manhã desta sexta-feira (10) a Operação “Hora do Show”, que investiga supostas irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A ação foi realizada em apoio ao Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, com atribuição regional na área da moralidade administrativa. O objetivo é obter provas relacionadas a uma possível fraude em licitação promovida pelo Município de Bom Jesus, envolvendo empresas do ramo de organização de shows, feiras e eventos municipais.
Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Concórdia. As ordens foram executadas em residências e sedes empresariais localizadas nas cidades de Chapecó, Monte Carlo e Campos Novos, com o apoio de integrantes do GAECO de Santa Catarina.
De acordo com o Ministério Público, as investigações tramitam sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas assim que houver publicidade dos autos.
Origem do nome “Hora do Show”
O nome da operação faz referência ao objeto da licitação investigada: a contratação de empresa especializada para realizar e divulgar shows artísticos em comemoração ao aniversário do município. Segundo o GAECO, o evento teria sido usado como fachada para práticas ilícitas, com interligação oculta entre sócios de diferentes empresas do setor.
Continua depois da publicidade
A denominação “Hora do Show” simboliza tanto o evento festivo que seria oferecido à população quanto o momento de expor e coibir possíveis esquemas de desvio de recursos públicos.
Leia também
Jovem que vendia cigarros eletrônicos é preso em ação antes da Oktoberfest de Itapiranga
