O Porto de Itajaí receberá R$ 844 milhões em investimentos nos próximos cinco anos. Os recursos, anunciados pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, durante coletiva nesta segunda-feira (6), serão aplicados em obras de infraestrutura, tecnologia e melhorias na operação portuária.

Continua depois da publicidade

Processo seletivo vai ampliar quadro de funcionários no Porto de Itajaí após 20 anos

Entre os anúncios previstos estão o aprofundamento do canal de acesso, a retirada de navios naufragados, incluindo o Palas, que está submerso há mais de 100 anos, e o estudo para construção de um terminal de cruzeiros em Itajaí. Também estão contempladas ações de modernização tecnológica, como a implementação de sistemas de monitoramento de caminhões e o VTMIS, ferramenta usada para controle do tráfego marítimo.

Segundo Pomini, os investimentos têm como meta projetar Itajaí “20 anos à frente”, preparando o porto para competir entre os principais do país e do mundo.

— Nós fizemos um estúdio, um amplo debate com a comunidade local para decidirmos em conjunto as principais obras para projetarmos o porto do futuro. Que porto nós precisamos olhando 20 anos a frente? (…) Obras que passam pelo aprofundamento do canal, pela retirada do navio Palas, que está afundado aqui há mais de 100 anos, e pela reestruturação de tecnologia e implementação de VTMIS — explicou Pomini.

Continua depois da publicidade

O presidente também destacou que o Porto de Itajaí já retomou suas atividades e apresenta bons resultados financeiros após um período de paralisação.

— Desde janeiro, com a chegada da gestão do Porto de Santos, os números já falam por si. Hoje nós apresentaremos aqui, inclusive, a retomada do caixa, uma boa arrecadação e o pagamento, inclusive, de passivos — afirmou.

Durante o evento também será assinada uma cooperação técnica entre Santos, Itajaí e uma empresa privada, que será responsável pelo projeto do novo terminal de cruzeiros. O local ainda será definido após estudos técnicos e diálogo com operadores do setor.

*Com informações da repórter Grazi Guimarães, da NSC TV.

Leia também

Cartão e copo da Marejada 2025: preços, devolução e o que acontece com saldo não usado