nsc
    nsc

    Por dentro do EAD

    Invista em educação e transforme seu futuro agora

    Saiba o que você pode fazer para ser o profissional que as empresas procuram no mercado de trabalho

    16/04/2021 - 10h35

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Aumentar a empregabilidade é chave para a construção de uma carreira sólida
    Aumentar a empregabilidade é chave para a construção de uma carreira sólida
    (Foto: )

    Comprar uma casa, casar e construir uma família, fazer uma viagem inesquecível... seja qual for seu projeto de vida, certamente, você precisará ter uma carreira sólida, um emprego que lhe permita cumprir seus planos e sonhos. E ter um trabalho que lhe permita realizar sonhos implica estar preparado para o mercado de trabalho e ser o profissional que as empresas procuram, ou seja: aumentar sua empregabilidade.

    > Você sabe qual o emprego dos seus sonhos?

    Empregabilidade é o termo usado por especialistas em recursos humanos e gestores de empresas para falar de preparo, adaptação e adequação ao mercado. Quanto mais adaptado ao mercado você estiver, maior sua empregabilidade.

    Esse conceito compreende o desenvolvimento constante de conhecimentos teóricos e práticos, competências relacionadas ao desempenho de uma determinada função e outras habilidades que diferenciam um profissional de outro.

    E não se pode falar de desenvolvimento de competências e de habilidades sem falar em estudos, mas, primeiramente, é preciso explicar que as competências são os saberes relacionados a uma determinada disciplina (área de atuação) e as habilidades são necessárias para que as competências sejam postas em prática. E tanto competências quanto habilidades são potencializadas em cursos de graduação e de pós-graduação.

    Fazer uma faculdade aumenta a empregabilidade

    Relatórios mensais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o desemprego atinge em maior escala os profissionais com menor índice de escolaridade. Para o IBGE, pessoas que concluíram uma graduação têm mais de 80% de chances de permanecerem empregadas em relação às que estudaram somente até o Ensino Fundamental ou Médio. Além disso, os salários de profissionais com curso superior podem ser cerca de 150% superiores aos colegas que não concluíram uma graduação – segundo pesquisa da Catho, plataforma de vagas de trabalho.

    > Cursos de graduação a distância trazem novas perspectivas para enfrentar a crise

    Se um curso superior já contribui positivamente para a empregabilidade, fazer uma segunda graduação ou cursar uma pós-graduação é um incremento e tanto no currículo e uma turbinada na competitividade. A vontade de aprender e de se manter sempre atualizado é uma das qualidades mais bem vistas por recrutadores e empresas.

    E os cursos de graduação a distância (EAD) são uma excelente opção para quem deseja entrar ou se recolocar no mercado de trabalho ou, ainda, se destacar na profissão. A flexibilidade da EAD e a metodologia que torna o aprendizado mais dinâmico e eficiente ajudam a formar profissionais mais autônomos e proativos.

    Pós-graduação é mais um diferencial competitivo

    Se o diploma de um curso de graduação é fundamental para quem deseja ter sucesso profissional e realizar seus sonhos, fazer uma pós-graduação aumenta ainda mais as chances de conquistar os melhores cargos e de construir uma carreira promissora.

    Como já foi dito, o aprendizado contínuo aumenta sobremaneira as chances de contratação, pois, além do conhecimento agregado, denota vontade de crescer profissional e pessoalmente. A pós-graduação amplia os conhecimentos em uma determinada área, e o desenvolvimento contínuo contribui para que você se torne uma referência em determinada área ou assunto, passando a ser um profissional indispensável. Com isso, não somente as chances de se conseguir uma boa colocação e, logo, um bom salário aumentam, como as chances de ficar sem emprego diminuem.

    Características que aumentam a empregabilidade

    Desejo de aprender

    O aprendizado contínuo é um importante passo para se destacar no mercado de trabalho e aumentar a empregabilidade. Para isso, além dos cursos de graduação e de pós-graduação, já citados, você pode (e deve) investir em cursos livres, em especializações de curta duração, em aprender uma língua estrangeira, em participar de eventos – como workshops, palestras etc. Isso é necessário não somente para ter o conhecimento necessário para desempenhar suas funções, como também para acompanhar as mudanças (tecnológicas, de comportamento, de consumo, entre outras) do setor.

    Proatividade

    É uma das características mais desejadas pelos empregadores. Por isso, mostre-se pronto para ir além das tarefas do dia a dia e não tenha. Esteja disponível para aprender e para ensinar; esteja preparado para ir além das funções básicas.

    Facilidade de trabalhar em equipe

    Cada vez mais, é desejado que os profissionais atuem como parte de um time que joga junto para obter os melhores resultados. Isso significa saber trabalhar em equipe, tanto na função de subordinado quanto na coordenação/gestão dessa equipe.

    Saber escutar, saber a hora de falar, conseguir dar feedbacks pontuais, contribuir para a motivação dos colegas são algumas atitudes que fazem a diferença em uma equipe.

    Pensar fora da caixa

    Inovação é uma palavra-chave para os negócios, e a criatividade é uma característica dos inovadores, necessária para propor soluções e propor novos caminhos quando tudo parece ter se esgotado.

    A criatividade ajuda a ter uma visão diferenciada a respeito dos processos e a criar ações inovadoras que otimizem os investimentos e tragam melhores resultados.

    Seja quais forem os seus sonhos, a Uniasselvi pode ser um sólido degrau para que você os alcance!

    São mais de 300 cursos EAD de graduação e pós-graduação com estrutura moderna, professores e tutores altamente qualificados, prontos para formar profissionais competitivos e prontos para encarar as demandas do mercado. 

    Saiba mais sobre ensino a distância no canal Por dentro do EAD.

    Leia também:

    Notícia falsa sobre pichação envolvendo pesquisador da UFSC revolta universidade

    Estudo revela as cidades de SC que mais poluem na agropecuária; veja lista

    Colunistas