O governo de Israel negou neste domingo (5) as acusações de que a ativista Greta Thunberg estaria sendo maltratada. A sueca, que estava à bordo de um dos barcos da flotilha que buscava levar ajuda a Gaza, está detida em uma prisão israelense. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
“As alegações sobre o suposto mau tratamento de Greta Thunberg e de outros detidos da flotilha Hamas–Sumud são mentiras descaradas. Todos os direitos legais dos detidos estão sendo plenamente respeitados. (…) Greta não apresentou nenhuma reclamação às autoridades israelenses sobre essas alegações absurdas e infundadas — porque elas simplesmente nunca aconteceram”, disse o Ministério das Relações Exteriores israelense em um comunicado.
Os barcos em que Greta Thunberg e outros ativistas estavam, incluindo o brasileiro Thiago Ávila, foram interceptados enquanto seguiam rumo à Faixa de Gaza na quarta-feira (1º). Dois ativistas que foram detidos junto com Greta denunciaram que ela estaria sofrendo maus tratos durante a detenção.
Eles afirmaram à agência de notícias Reuters ao chegar à Turquia que viram Greta ser empurrada e forçada a usar uma bandeira israelense, sem apresentar provas.
Ao menos 170 ativistas que estavam nos barcos já foram deportados por Israel, que quer finalizar as deportações “o mais rápido possível”. Além de brasileiros, já ativistas de diversas nacionalidades como norte-americanos e de países da Europa, Oriente Médio, Ásia e África.
Continua depois da publicidade
Thiago Ávila faz greve de fome
O ativista brasileiro Thiago Ávila, de 30 anos, faz parte dos integrantes da Global Sumud Flotilla, que seguia até Gaza no intuito de levar ajuda humanitária para a região até ser interceptada pelas forças de Israel.
Ainda enquanto preso, ele e outros integrantes da delegação brasileira declararam à embaixada e aos seus advogados que iniciaram greve de fome como protesto. Em seguida, Thiago anunciou greve de sede pelos ativistas que não estão recebendo medicações essenciais durante a prisão em Israel.
Essa é a segunda vez que Thiago Ávila é preso pelo governo de Israel. Na outra ocasião, ele foi deitod com outros 11 ativista, incluindo também Greta Thunberg, na mesma flotilha rumo à Gaza. Em outro momento, o barco em que ele estava foi atacado por drones.
Leia também
Quem é Thiago Ávila, ativista brasileiro que está em missão humanitária a caminho da Faixa de Gaza
Continua depois da publicidade
Israel diz se preparar para “implementação imediata” de acordo de Trump para Gaza

