nsc
    santa

    Pandemia

    Itajaí distribuiu 1,5 milhão de comprimidos de ivermectina em julho, diz prefeitura

    Alvo de debates entre especialistas, antiparasitário já foi dado a mais de 126 mil pessoas, de acordo com o município

    03/08/2020 - 07h41 - Atualizada em: 03/08/2020 - 07h43

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    Caixas com ivermectina para distribuição em Itajaí.
    Caixas com ivermectina para distribuição em Itajaí.
    (Foto: )

    Só no mês de julho, Itajaí distribuiu à população mais de 1,5 milhão de comprimidos de ivermectina — medicamento antiparasitário que, segundo os defensores, previne o novo coronavírus. Ainda segundo informações da prefeitura, 126 mil pessoas buscaram a droga e outras 60 mil já retiraram a segunda e terceira doses para dar continuidade ao suposto tratamento. A cidade chegou a montar uma grande estrutura com servidores no Centreventos com o objetivo de fornecer o remédio.

    Alvo de debates entre médicos e especialistas da área da saúde, a ivermectina foi anunciada como prevenção à Covid-19 em Itajaí no dia 6 de julho. O investimento inicial previsto pela prefeitura foi de R$ 4,4 milhões. Em entrevista na metade do mês, o prefeito Volnei Morastoni disse que não poderia “ficar vendo a banda passar” e, por isso, optou por adotar o medicamento no protocolo da cidade.

    Neste domingo (2), conforme o governo do Estado, já eram 3.811 casos e 101 mortes no município. A taxa de ocupação de leitos de UTI na Foz do Itajaí-Açu chegou a 93,4%.

    No fim da última semana, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) chegou a pedir à prefeitura de Itajaí informações sobre a distribuição em massa de ivermectina à população. No total, são 19 pontos na cidade que fazem a entrega da droga a qualquer morador que tenha interesse. O TCE quer esclarecimentos sobre a base científica que justificou a compra e potenciais fragilidades na dispensa de licitação para a aquisição das doses.

    Ao G1 SC, a prefeitura disse que já respondeu a outros questionamentos do Tribunal e que até o fim da semana passada ainda não havia sido notificada sobre esse novo pedido.

    Além de Itajaí, outras quatro cidades de Santa Catarina também deram autonomia a médicos para receitar a ivermectina aos pacientes: Florianópolis, São José, Chapecó e Xanxerê.

    Coronavírus em SC

    Santa Catarina contabilizou mais 23 mortes por causa do novo coronavírus neste domingo (2), de acordo com o balanço divulgado pelo governo de SC.

    Dois casos antigos que estavam em duplicidade no sistema do Estado foram removidos na atualização deste domingo. Com isso, SC chega a 1.175 mortes por covid-19 registradas desde o início da pandemia.

    O Estado também teve mais 1.060 novos casos confirmados da doença contabilizadas no balanço deste domingo. O número fez o total de casos positivos do novo coronavírus chegar a 87.982 em Santa Catarina.

    Leia também

    Aumento na busca por ivermectina para cães em agropecuárias preocupa autoridades de Blumenau

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas