É do rio e do mar que vem a vocação de Itajaí em ser o maior Polo Náutico do Brasil. A cidade é ainda o maior porto pesqueiro e de manipulação de pescados do país, além de ser a única a ter um escritório da Secretaria Nacional da Pesca. São estes atributos que fazem com que o Município de Itajaí siga em busca de mais investimentos para o desenvolvimento e fortalecimento do setor da pesca, que já é referência em tecnologia, inovação e qualidade.
Continua depois da publicidade
Itajaí é responsável por 55% do mercado nacional de pesca
Itajaí, localizada no litoral norte de Santa Catarina, possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado e é considerada a Capital Nacional da Pesca. Atualmente, a cidade tem aproximadamente 500 embarcações de pesca industrial nas mais variadas modalidades de captura, cerca de 40 indústrias de pescados congelados e a maior enlatadora de pescados da América Latina. Tudo isso leva Itajaí a ser responsável por 55% do mercado nacional de pesca e a ter o maior porto pesqueiro do Brasil.
> Itajaí Shopping é endereço pet friendly e se consagra como ponto turístico na região
— Temos 42 empresas, contando com gigantes como a GDC, que é a maior enlatadora do mundo, e as maiores empresas de pescado congelado do país. Somos líder na venda de pescado congelado no Brasil, atingindo 58% do peixe congelado vendido em supermercados e grandes grupos que têm em suas gôndolas produtos que saem de Itajaí — destaca a Diretoria Executiva de Pesca do município
Pesca é a maior geradora de empregos da cidade
A pesca é a maior geradora de empregos da cidade, sendo responsável por quase 30 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Continua depois da publicidade
— Contamos também com aproximadamente 200 pescadores artesanais, que moram em grande parte no caminho para as praias e também fazem parte da cadeia produtiva, pois vivem da pesca, tanto para alimentar a família quanto na venda do pescado por eles capturados — complementa a Diretoria.
Mercados de Peixe
A cidade conta ainda com três Mercados de Peixe, sendo que o maior deles fica no Centro e possui 42 boxes que vendem diversos produtos. Outro mercado fica entre os bairros São Vicente e Cordeiros e conta com seis boxes de venda de peixe. Há ainda um terceiro mercado, localizado no bairro Promorar, que conta com 4 boxes de venda de peixe.
Além disso, o Mercado de Peixe do Centro será todo remodelado. Com conceito moderno, o novo espaço terá acessibilidade, restaurantes e amplo terraço.
— Estamos na fase final para decidir a construção do novo Mercado de Peixe do Centro, que será uma obra de grande porte, lindo, operacional, mas sem perder as origens pesqueiras — explica a Diretoria Executiva de Pesca de Itajaí.
Continua depois da publicidade
Caminhão do Peixe garante venda em bairros afastados
A cidade conta ainda com um Caminhão do Peixe, que foi lançado em 2005 no Brasil e faz parte do Programa Peixe nos Bairros. Itajaí é a única cidade do país em que o programa ainda funciona. Como reconhecimento do Governo Federal, o Município ganhou o veículo em definitivo por manter o programa.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico tem como finalidade levar pescados frescos e com preços acessíveis aos bairros mais distantes. O intuito é estimular o consumo de peixes em toda cidade.
Itajaí é o polo náutico do Brasil
Itajaí é considerada também o maior Polo Náutico do Brasil e conta com uma forte cadeia de construção naval, inclusive com estaleiros de referência na construção de barcos de luxo. Outro destaque na área é a Marina Itajaí, que realiza atualmente o maior salão náutico do Sul do Brasil. A quinta edição do evento ocorre até este domingo (10) com a exposição de grandes marcas nacionais e internacionais e a expectativa de gerar R$ 60 milhões em negócios.
> Conheça as origens de Itajaí, a cidade que vive das águas
O Município tem ainda estaleiros pequenos, médios e grandes para reparos e construção de embarcações industriais e artesanais. Além disso, um dos estaleiros instalados na cidade será responsável pela construção de quatro navios de guerra para a Marinha do Brasil, o que gerará um investimento de R$ 9,1 bilhões e milhares de empregos diretos e indiretos.
Continua depois da publicidade
Fique por dentro das novidades de Itajaí acessando o portal da Nsc.
Leia também
Saiba por que Itajaí é uma das melhores cidades para morar em SC
Itajaí comemora aniversário distribuindo 12 mil fatias de bolo