
A cidade que vive das águas
Cidade possui o segundo maior Produto Interno Bruto e a maior renda per capita do estado
Com população estimada em aproximadamente 230 mil habitantes, Itajaí, localizada no litoral centro norte de Santa Catarina, está entre os municípios mais populosos do Estado. Além das inegáveis belezas naturais, a cidade possui o segundo maior Produto Interno Bruto de Santa Catarina e a maior renda per capita do estado.
Um dos principais motivos que levam uma cidade a ser escolhida como moradia é sem dúvidas a economia. Itajaí é detentora do segundo maior PIB do Estado e sustenta setores econômicos bem desenvolvidos, como logística, pesca, construção naval, construção civil e atividades industriais.
> Concerto especial celebra aniversário de Itajaí; veja como foi o evento
Além disso, não podemos deixar de citar o Complexo Portuário de Itajaí. O Porto é o segundo maior do Brasil em movimentação de cargas em contêineres e o maior exportador de carnes congeladas do país. Essa força contribui com a economia local e impulsiona a geração de empregos e renda, principalmente nos setores do comércio e de serviços.
Conhecida como a Capital Nacional da Pesca, Itajaí possui aproximadamente 700 embarcações de pesca industrial, nas mais variadas modalidades de captura, e cerca de 40 indústrias de pescado congelado. Tudo isso leva a cidade a ser responsável por 55% do mercado nacional de pesca e a ter o maior porto pesqueiro do Brasil.
O setor da pesca representa o segundo PIB de Itajaí e é referência em tecnologia, inovação e qualidade. Quase 20 mil pessoas trabalham direta ou indiretamente no setor na cidade. Além disso, a Lei Estadual nº 17.587 reconhece oficialmente Itajaí como a Capital da Construção Naval e do Turismo Náutico.
Atualmente não dá para falar em cidade desenvolvida sem avaliar a preocupação com a preservação do meio-ambiente para as futuras gerações. A sustentabilidade é vista como prioridade em Itajaí. Em 2018, ocorreu a assinatura da Carta Compromisso de Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), ou ONU Meio Ambiente. Itajaí foi a primeira cidade da América Latina a aderir a “Campanha Mares Limpos” ao firmar a parceria.
Itajaí é um lugar de muitas belezas naturais, com belas praias cercadas por morros cobertos pela exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica. Entre as praias podemos citar Atalaia, Geremias (com o mirante do Bico do Papagaio), Cabeçudas, Solidão e Praia Brava, considerada uma das mais bonitas do litoral catarinense.
Além disso, também são atrativos de Itajaí o Parque Natural Municipal do Atalaia e a Beira-Rio (avenida Ministro Victor Konder).
A localização de Itajaí é estratégica. A cidade fica a apenas 95 km de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Outros polos turísticos e econômicos do estado também estão a poucos quilômetros de distância de Itajaí, como Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú e Joinville. A cidade ainda fica a 3km do aeroporto de Navegantes, o que garante fácil acesso aos maiores centros urbanos do país.
Outro ponto positivo de viver em Itajaí é a qualidade dos serviços públicos da cidade. Segundo a Pesquisa de Avaliação do Serviço Público, da Fecomércio/SC, Itajaí conquistou o segundo lugar no ranking entre as cidades do estado. No estudo foram analisadas áreas como limpeza urbana, preservação ambiental, cultura e lazer, educação, saúde e segurança, utilizando como base a percepção dos eleitores a respeito desses critérios.
Leia também
Saiba qual é a programação do aniversário de 162 anos de Itajaí
No aniversário de Itajaí, linha do tempo destaca fatos curiosos
Laços e fatos: as heranças do trabalhador que se dedicou por mais 40 anos ao porto de Itajaí