nsc
nsc

A cidade que vive das águas

Saiba por que Itajaí é uma das melhores cidades para morar em SC

Cidade possui o segundo maior Produto Interno Bruto e a maior renda per capita do estado

22/06/2022 - 15h26 - Atualizada em: 22/06/2022 - 15h45

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Porto Complexo Portuário de Itajaí
O Porto Complexo Portuário de Itajaí é o segundo maior do Brasil, gerando empregos e movimentando a economia da região
(Foto: )

Com população estimada em aproximadamente 230 mil habitantes, Itajaí, localizada no litoral centro norte de Santa Catarina, está entre os municípios mais populosos do Estado. Além das inegáveis belezas naturais, a cidade possui o segundo maior Produto Interno Bruto de Santa Catarina e a maior renda per capita do estado.

Economia

Um dos principais motivos que levam uma cidade a ser escolhida como moradia é sem dúvidas a economia. Itajaí é detentora do segundo maior PIB do Estado e sustenta setores econômicos bem desenvolvidos, como logística, pesca, construção naval, construção civil e atividades industriais.

> Concerto especial celebra aniversário de Itajaí; veja como foi o evento

Além disso, não podemos deixar de citar o Complexo Portuário de Itajaí. O Porto é o segundo maior do Brasil em movimentação de cargas em contêineres e o maior exportador de carnes congeladas do país. Essa força contribui com a economia local e impulsiona a geração de empregos e renda, principalmente nos setores do comércio e de serviços.

Capital Nacional da Pesca

Conhecida como a Capital Nacional da Pesca, Itajaí possui aproximadamente 700 embarcações de pesca industrial, nas mais variadas modalidades de captura, e cerca de 40 indústrias de pescado congelado. Tudo isso leva a cidade a ser responsável por 55% do mercado nacional de pesca e a ter o maior porto pesqueiro do Brasil.

O setor da pesca representa o segundo PIB de Itajaí e é referência em tecnologia, inovação e qualidade. Quase 20 mil pessoas trabalham direta ou indiretamente no setor na cidade. Além disso, a Lei Estadual nº 17.587 reconhece oficialmente Itajaí como a Capital da Construção Naval e do Turismo Náutico.

Sustentabilidade

Atualmente não dá para falar em cidade desenvolvida sem avaliar a preocupação com a preservação do meio-ambiente para as futuras gerações. A sustentabilidade é vista como prioridade em Itajaí. Em 2018, ocorreu a assinatura da Carta Compromisso de Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), ou ONU Meio Ambiente. Itajaí foi a primeira cidade da América Latina a aderir a “Campanha Mares Limpos” ao firmar a parceria.

Belezas naturais

Itajaí é um lugar de muitas belezas naturais, com belas praias cercadas por morros cobertos pela exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica. Entre as praias podemos citar Atalaia, Geremias (com o mirante do Bico do Papagaio), Cabeçudas, Solidão e Praia Brava, considerada uma das mais bonitas do litoral catarinense.

Além disso, também são atrativos de Itajaí o Parque Natural Municipal do Atalaia e a Beira-Rio (avenida Ministro Victor Konder).

Ótima localização

A localização de Itajaí é estratégica. A cidade fica a apenas 95 km de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Outros polos turísticos e econômicos do estado também estão a poucos quilômetros de distância de Itajaí, como Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú e Joinville. A cidade ainda fica a 3km do aeroporto de Navegantes, o que garante fácil acesso aos maiores centros urbanos do país.

Qualidade dos serviços públicos

Outro ponto positivo de viver em Itajaí é a qualidade dos serviços públicos da cidade. Segundo a Pesquisa de Avaliação do Serviço Público, da Fecomércio/SC, Itajaí conquistou o segundo lugar no ranking entre as cidades do estado. No estudo foram analisadas áreas como limpeza urbana, preservação ambiental, cultura e lazer, educação, saúde e segurança, utilizando como base a percepção dos eleitores a respeito desses critérios.

Saiba mais no site da Prefeitura de Itajaí.

Leia também

Saiba qual é a programação do aniversário de 162 anos de Itajaí

No aniversário de Itajaí, linha do tempo destaca fatos curiosos

Laços e fatos: as heranças do trabalhador que se dedicou por mais 40 anos ao porto de Itajaí

Colunistas