Depois de ao menos dois acidentes com morte envolvendo motos elétricas em Itapema, a cidade tem intensificado a fiscalização a esse tipo de veículo. Na “blitz” mais recente, feita nesta quarta-feira (12), três scooters acabaram guinchadas pela Guarda Municipal devido à falta de itens exigidos para a circulação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itapema e região por WhatsApp

Condutores foram abordados na Avenida Nereu Ramos, no bairro Meia Praia. O objetivo era orientá-los sobre as normas de trânsito e verificar a regularidade dos veículos de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Enquanto estavam na via, os agentes pararam de motos a patinetes elétricos.

Foram seis abordagens a ciclomotores. A metade não possuía o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), mas foram liberados após a regularização no local. Outros três, que até possuíam o CAT, mas não tinham outros itens como placa ou capacete, foram autuados e viram as scooters serem apreendidas e encaminhadas ao pátio municipal.

Quem estava de patinete ouviu sobre as regras de trânsito e a necessidade de adequação às normas. O plano é continuar as fiscalizações ao longo dos meses.

Continua depois da publicidade

No mês passado, o condutor de uma scooter morreu ao ser atropelado por um caminhão da coleta de lixo em Itapema. O motorista relatou que não viu a vítima, o que gerou mais uma tragédia envolvendo moto elétrica na cidade. Na virada do ano, Manoel de Lima, 43 anos, foi atropelado por uma scooter próximo à orla da Meia Praia. Ele morreu no hospital duas semanas depois.

Veja fotos da fiscalização

O que é um ciclomotor e quais as exigências?

Ciclomotores são veículos de duas ou três rodas com motor de até 50 cilindradas e velocidade máxima de 50 km/h. Apesar de serem menores e mais leves do que motocicletas, eles também devem seguir regulamentações específicas.

Para circular legalmente, o condutor de ciclomotor deve:

  • Possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “A”.
  • Registrar o veículo no Detran, com placa e documentos em dia.
  • Utilizar capacete com viseira ou óculos de proteção.
  • Respeitar as regras de trânsito, como limites de velocidade e locais permitidos para circulação.

Blitzes e infrações mais comuns

Durante as operações de fiscalização, agentes verificam principalmente:

  • Documentação do veículo e do condutor.
  • Uso adequado do capacete.
  • Regularidade da placa e licenciamento.
  • Circulação em locais proibidos, como calçadas e ciclovias.

Continua depois da publicidade

Quem for flagrado sem documentação regular pode ter o ciclomotor apreendido, além de ser multado. A infração por conduzir sem habilitação, por exemplo, pode gerar multa de R$ 880,41 e retenção do veículo até a regularização. Já trafegar sem placa pode resultar em multa de R$ 293,47, além da apreensão.

Leia mais

Motos e patinetes elétricos: o que pode e o que não pode em Balneário Camboriú