nsc
an

Pandemia

Jaraguá do Sul compra 80 mil seringas e agulhas para vacina contra Covid-19

Município já se prepara para ação antes mesmo da definição federal por parte do Ministério da Saúde

06/01/2021 - 08h45

Compartilhe

Patrícia
Por Patrícia Della Justina
Cidade conta com 22 salas de vacinação
Cidade conta com 22 salas de vacinação
(Foto: )

Jaraguá do Sul já está se preparando para receber as vacinas contra a Covid-19 e imunizar a população. O município do Norte catarinense já comprou 80 mil seringas e agulhas e, agora, aguarda as doses da vacina por parte do Ministério da Saúde

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

> Vacina contra o coronavírus: Ministério da Saúde prevê início da imunização em 20 de janeiro

> Infográfico: como funciona uma vacina?

Ao todo, a cidade conta com 22 salas de vacinação. O grupo preferencial para receber as aplicações será o de idosos. 

A chefe de Gabinete Emanuela Wolff explica que o Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus tem tomado ações desde março de 2020 para prevenção e tratamento precoce da covid-19. 

> Joinville começa o ano com três bairros acima de 100 casos ativos de coronavírus

> Mesmo com vacina, pandemia de coronavírus deve seguir por boa parte de 2021

- As ações se mostraram tanto com a abertura de unidades para atendimento exclusivo covid, a UAPs, a Central de Orientação 0800, a compra de testes, quanto agora com a compra antecipada de seringas e agulhas para a vacinação imediata assim que o Ministério da Saúde tiver uma definição sobre a vacinação - cita Emanuela.

Compra realizada antes de possível distribuição gratuita 

O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, justifica a compra do material, mesmo tendo a possibilidade de distribuição gratuita de agulhas e seringas por parte do Ministério da Saúde.

> Joinville passa das 500 mortes por coronavírus desde o começo da pandemia

 Se ele (Ministério da Saúde) ceder esse material, poderemos usar para outras vacinas. Se não ceder, e recebermos apenas as doses da vacina, estaremos prontos para iniciar a imunização - detalha Moretti. 

Grupos de risco terão prioridade

A imunização será iniciada pelo grupo de risco covid-19, como pessoas acima dos 60 anos de idade, profissionais de saúde, além de portadores de doenças crônicas e indígenas. O secretário da Saúde afirma que as vacinas serão aplicadas em todas as 22 salas de vacinação da cidade. 

> SC passa de 500 mil casos acumulados de coronavírus

- O município já está preparado. Nós temos 22 salas de vacina, nós compramos antecipadamente 80 mil seringas e agulhas, já pensando na vinda dessa vacina - ressalta Alceu Moretti.  A expectativa da Secretaria de Saúde é de uma definição rápida do Ministério da Saúde em relação à escolha da vacina contra o coronavírus e a distribuição para os municípios.

> Infográfico mostra como o coronavírus age no corpo humano

Colunistas