A causa da morte de Jeff Machado, 44 anos, ainda é indeterminada por conta do avançado estado de decomposição em que o corpo foi encontrado. No entanto, o laudo médico feito pelas perícias sugerem algumas hipóteses do que pode ter acontecido com o ator catarinense, como asfixia ou estrangulamento.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com informações do g1 RJ, o laudo da necropsia do corpo indica que Jeff foi encontrado com as mãos e pés amarrados em fita adesiva, com um pano na boca e um fio de telefone em torno do pescoço. No corpo, que já se encontrava em estado de mumificação, havia presença de sulco de estrangulamento.
Esses dois elementos, segundo análise de peritos, dariam indícios para as hipóteses de asfixia ou estrangulamento, inclusive com afundamento do pescoço.
Jeff Machado: Quem é o ator de SC encontrado morto e o que aconteceu com ele
Continua depois da publicidade
A hipótese do estrangulamento já havia sido levantada, inclusive, pelo advogado da família, Jairo Magalhães. Na quarta-feira (24), Jairo teve acesso ao inquérito e mencionou a presença do tal fio.
Estelionato como motivação para o crime
Ainda segundo a necropsia, o corpo não apresentava nenhum outro sinal de violência. Uma das possibilidades, segundo as investigações, é de que Jeff Machado tenha sido morto após descobrir que foi vítima de estelionato.
A polícia também suspeita que ele tenha sido morto em casa, já que o baú em que o corpo foi achado pertencia ao ator.
O que se sabe sobre o caso Jeff Machado: ouça no podcast SC em 5 minutos
Mensagens de texto e desaparecimento
Jeff desapareceu no final de janeiro após sair de uma casa em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A família do ator, que trabalhou na novela “Reis”, da Rede Record, soube que ele havia desaparecido após a ONG Indefesos entrar em contato avisando que os cães de Jeff estavam abandonados.
Continua depois da publicidade
Mãe de ator Jeff Machado reconhece corpo no Rio: “Tem que ser feita justiça, e rápido”
Os animais, da raça setter inglês, eram chipados. Seis deles foram encontrados em Santa Cruz, no Pechincha, e em Campo Grande. Um dos cães morreu e outro segue desaparecido.
De acordo com a mãe do ator, Maria das Dores, uma pessoa estava fazendo contato com ela e se passando por Jeff, através de aplicativos de mensagens. Segundo Maria, todos os supostos contatos do filho eram por mensagens – sempre de texto – e não se pareciam com a forma como ele escrevia.
Corpo encontrado em baú no RJ
O corpo do ator foi encontrado em 22 de maio, dentro de um baú concretado. O objeto pertencia a ele e foi retirado da sua casa, segundo a investigação da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).
Como cães de ator de SC ajudaram na descoberta do crime no RJ
— Esse baú pertence ao Jeff, é parecido a um outro que ele tem na casa dele, e foi retirado de lá. É uma outra pista que levou a delegacia a desconfiar de quem estava envolvido no caso: a de que era uma pessoa que tinha acesso à casa do Jeff — conta o advogado da família Jairo Magalhães.
Continua depois da publicidade

No baú, o corpo estava com as mãos amarradas e tinha um fio de metal envolta do pescoço. O objeto estava enterrado e concretado a dois metros de profundidade em um terreno na rua Itueira, em Campo Grande. A identificação ocorreu através da análise das digitais de Jeff.
Baú em que corpo de Jeff Machado estava foi retirado da casa do ator
O local, segundo a polícia, pertence a uma mulher que já foi ouvida pela DDPA. Ela contou que não conhecia o ator, mas alugou o espaço para um homem. A identificação dele já está em investigação.
Ao menos nove homens trabalharam para a remoção do corpo: dois operando uma britadeira, dois policiais civis que se revezaram com picaretas e pás, e cinco homens da Defesa Civil.
Leia também
A guerra da sociedade organizada contra o racismo
Com 100% de ocupação, SC busca UTIs pediátricas na rede privada
Como funcionava o esquema de tráfico de medicamentos que levou à prisão de juiz de SC