
Recuperação
Vias foram danificadas por causa das obras de macrodrenagem do rio Mathias
A prefeitura está pronta para realizar o recapeamento das ruas Jerônimo Coelho e Visconde de Taunay, no Centro de Joinville. Pelo menos foi o que garantiu o prefeito Adriano Silva (Novo) durante live nas redes sociais nesta semana.
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
- Nós estamos prontos para fazer o recapeamento da Via Gastronômica e da Jerônimo Coelho, mas estamos impedidos por uma questão judicial. Tem um processo acontecendo e o juiz solicitou uma perícia dessa obra - explicou.
Segundo ele, enquanto a perícia nas obras de macrodrenagem do rio Mathias não for concluída, o município não pode fazer qualquer interferência nas duas ruas. Adriano afirmou também que já pediu celeridade nesse processo para que possa começar o recapeamento.
- Nós estamos aguardando ter a liberação, pelo menos, para recapear a Visconde de Taunay e Jerônimo Coelho. Talvez colocar paver para deixar essas ruas bonitas novamente - complementou.
O plano da prefeitura é fazer a recuperação das duas vias enquanto o processo judicial corre paralelamente. Em 1º de fevereiro também terá início da investigação da CPI do rio Mathias, instaurada neste mês pela Câmara de Vereadores de Joinville.
> Lideranças de Joinville querem volta de voos para Congonhas
Iniciadas em 2014, as obras tinham plano de conclusão em 2016, com implantação de galeria subterrânea entre a rua Eusébio de Queiroz e o rio Cachoeira e construção de estação de bombeamento e reservatória sob a praça Dario Salles.
No entanto, por uma série de motivos, os trabalhos atrasaram e o contrato foi rescindido pela prefeitura há seis meses. A alegação foi de descumprimento contratual pelas empresas. Em torno de 70% das obras previstas foram realizadas.
Para a retomada da macrodrenagem, será preciso realizar nova licitação, ainda sem previsão. Se as obras não forem concluídas, há risco de a prefeitura de Joinville ter de devolver o dinheiro já utilizado. A intervenção na área central para reduzir os alagamentos foi bancada pelo governo federal, a fundo perdido (sem necessidade de pagamento).
> Idosos de lares para terceira idade começam a ser vacinados em Joinville
> Enfermeira de Joinville recebe vacina contra coronavírus no dia do aniversário
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: