Após 15 anos, Joinville recebe novamente a 3ª Parada LGBTQIA+ durante a 4ª Semana da Diversidade da cidade. O evento promete colorir as ruas de Joinville com arte, cultura, cidadania e ativismo. Com o tema “A Diversidade Constrói Joinville”, a programação acontece entre 21 e 29 de junho.
Continua depois da publicidade
Para os organizadores, os dois eventos simultâneos reafirmam o compromisso com os direitos humanos, a inclusão e o combate à LGBTfobia. A Semana e a Parada são organizadas de forma colaborativa por artistas, ativistas, lideranças comunitárias e instituições públicas, representando um marco simbólico, educativo e político na trajetória da cidade.
Sobre a Semana da Diversidade
O evento, que chega a sua 4ª edição neste ano, ocorre em vários pontos da cidade e oferece rodas de conversa, painéis temáticos, bate-papo da cidadania, webinars, rodas de acolhimento, palestras, exposições e apresentações artísticas. Um dos destaques é a Ação Colorida – Pit Stop, com performances e panfletagens criativas feitas por drag queens em espaços públicos.
Aposta de Joinville garante prêmio em loteria de R$ 10 milhões
Continua depois da publicidade
A abertura oficial acontece neste sábado (21), no Museu de Arte de Joinville (MAJ), com o Piquenique e Luau da Diversidade, feirinha de artesanato, food trucks, DJ Japinha, atrações culturais e a inauguração da exposição “Fragmentos do Movimento LGBT em Joinville”.
Sobre a Parada da Diversidade
Já a 3ª Parada da Diversidade de Joinville acontece no domingo (29) das 15h às 21h, na Praça Nereu Ramos, em formato de show com palco fixo. A programação inclui oito performances de drag queens, 3 DJs, apresentações de FitDance, ballroom, e dois shows musicais ao vivo. Além disso, o evento conta com duas programações extras:
- Feirinha da Diversidade: com artesanato, moda, gastronomia e criatividade local impulsionados por empreendedores LGBTQIA+, fomentando a economia solidária.
- Tendas Interativas: com serviços gratuitos de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, acolhimento, escuta ativa e distribuição de materiais informativos.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Foguete de Joinville bate recorde brasileiro em competição nos Estados Unidos; VÍDEO
“Meu rapaz”: ganso Olivier é encontrado em área de mata e revê amigo após 18 dias em SC