Após passar 18 dias desaparecido, o ganso de estimação Olivier retornou para casa. O animal, que ficou conhecido após uma família de Joinville mobilizar a comunidade para encontrá-lo, estava em uma área de mata, a cerca de um quilômetro da residência de seus tutores, em Pirabeiraba. O reencontro com Tobias, o amigo inseparável de Olivier, aconteceu nesta segunda-feira (16).
Continua depois da publicidade
A mãe de Tobias, Simone Dunke Mews, conta que ainda não há explicações para o sumiço de Olivier. O ganso costumava passear tranquilamente pela região e era conhecido por vizinhos e amigos da família. Quando desapareceu, em 29 de maio de 2025, gerou uma grande comoção na cidade do Norte de Santa Catarina.
Veja fotos de Tobias e Olivier
— Todo mundo fala que ele não teria fugido ou se perdido aqui perto da nossa casa, porque ele sempre ficava muito perto da gente. Ele não é um animal que fugiria. Então, a gente acha que, realmente, devido toda a divulgação, toda a repercussão que a história teve, que alguém largou ele aqui perto da nossa casa — ponderou Simone.
Amigo inseparável de menino, ganso desaparece e família se mobiliza para encontrar o pet em SC
Continua depois da publicidade
Como ganso foi encontrado
A tutora de Olivier relata que familiares começaram a ouvir os “chamados” do ganso nesta segunda. Prontamente, iniciaram as buscas nas redondezas da residência da família, mas precisaram ampliar a área de procura para uma região de mata.
— Ele foi encontrado a um quilômetro, mais ou menos, aqui de casa, no meio do mato. Nossos familiares começaram a ouvir um chamado de ganso. Hoje, foram chamando ele pelo meio do mato, e aí em uma certa altura ele respondeu — conta Simone.
Reencontro com amigo inseparável
O momento em que Tobias, de 14 anos, reencontrou Olivier foi registrado por Simone em vídeo. Ao ver que o animal de estimação havia retornado para casa, o adolescente se emociona e abaixa para abraçar o amigo.
Relembre desaparecimento de Olivier
O ganso cresceu com a família, pois era filhote de um casal da espécie, e estava com oito anos. Simone conta que saiu para cuidar dos animais logo pela manhã do dia 29 de maio e já sentiu falta de Olivier.
Continua depois da publicidade
— Chamei ele muitas vezes, mas não respondeu. Ele respondia quando chamávamos pelo nome. Procurei algum vestígio pela redondeza, pois algum bicho maior podia ter atacado ele — relatou Simone.
Ainda na época do desaparecimento, Simone pediu ajuda à comunidade local nas redes sociais para encontrar o amigo querido de seu filho Tobias.
— Não só o Tobias está triste e angustiado, muita gente conhecia e tem um carinho pelo Olivier. Muitas pessoas estão nos ajudando com a divulgação para saber se conseguimos alguma notícia do paradeiro dele — disse.
Leia também
Com nova frente fria, SC terá terça-feira de sol tímido e máxima de 25ºC em algumas regiões
Continua depois da publicidade
Foguete de Joinville bate recorde brasileiro em competição nos Estados Unidos; VÍDEO