O maior evento de colecionadores de Lego do Sul do Brasil chega a Joinville para encantar os moradores com recriações de universos cinematográficos e de pontos turísticos da cidade. Até 8 de fevereiro, as peças ficam expostas no Garten Shopping de segunda a domingo, com entrada gratuita.

Continua depois da publicidade

A exposição “Legueiros” convida pessoas de todas as idades para uma verdadeira imersão no mundo Lego, com cenários que exploram fantasia, ficção e o cotidiano de forma criativa e detalhada. Segundo o shopping, entre os destaques estão montagens inspiradas em filmes, séries e games que marcaram gerações, como Star Wars, Marvel, Jurassic Park, Friends, Super Mario e De Volta para o Futuro.

Veja fotos da exposição

Além disso, alguns pontos turísticos e emblemáticos na vida dos joinvilenses também ganham protagonismo. Entre os locais recriados por meio das pequenas peças estão a Rua das Palmeiras, um dos principais cartões postais de Joinville e a corporação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ).

No local da exposição, o público poderá participar de oficinas interativas, com atividades de games, jogos e pinturas com personagens, ampliando a proposta lúdica e educativa do evento. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Garten Shopping.

Ex-bombeiro é destaque nacional no universo Lego

A montagem da sede do CBVJ em exposição no shopping foi feita por José Carlos de Borba Junior, ex-bombeiro de Joinville e considerado um dos maiores colecionadores de peças temáticas Lego do Brasil com foco em bombeiros.

Continua depois da publicidade

— A paixão vem de criança, mas na infância tive dificuldades para ter o tão sonhado e desejado brinquedo, devido a condição da família e o alto custo. Comecei a colecionar em 2009, e comecei a participar de exposições em 2019 — revelou ao NSC Total.

O conjunto conta com frota com caminhões de combate a incêndio, auto escadas, plataforma elevatória, auto tanques, ambulâncias, embarcações e aeronaves. As miniaturas trazem até mesmo o brasão da corporação de bombeiros voluntários mais antiga do país.

O que não encontrou em sets, como são chamadas as linhas prontas, criou, conforme explicou em uma publicação de 2019 da corporação. O ex-bombeiro também garimpou peças em sites especializados, leilões e conjuntos enviados pela irmã que mora na Europa.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira