Joinville e a região Norte de Santa Catarina devem ser atingidas por fortes chuvas neste fim de semana, principalmente no domingo (8). A cidade pode receber até 100 milímetros de chuvas neste período e os bairros da zona Oeste estão entre os de maiores riscos. 

Receba notícias da região Norte de SC no WhatsApp

À CBN Joinville, a meteorologista Camila Cardoso classificou a situação como “delicada”, já que Santa Catarina é atingida pelas chuvas desde quarta-feira (4). De acordo com ela, a situação pode causar alagamentos e deslizamentos. 

— Todas as regiões do Estado devem ter o dobro de chuva se comparado com o previsto — pontua. 

O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), utilizou as redes sociais para alertar a população. Em análises junto da Defesa Civil, ele cita que os bairros com maiores riscos são o Vila Nova, Morro do Meio e Jativoca. 

Continua depois da publicidade

— O rio Águas Vermelhas não voltou ao nível natural, ele escoa a água no rio Itapocu, mas nos últimos dias o ritmo está mais lento. Podemos ter alagamentos — ressalta. 

Ele ainda garante que o município tem locais preparados para atender pessoas que correm risco de desalojamento, incluindo estruturas com colchões, cestas básicas e roupas de cama. 

Conforme a meteorologista, em Santa Catarina, os temporais têm sido causados pela presença de um El Niño de forte intensidade, que causa aquecimento das águas no Oceano Pacífico. O calor e a umidade, que ajudam a formar as nuvens, ficam concentrados na região catarinense, intensificam a frente fria e causam condições climáticas extremas. 

A tendência é de trégua apenas na terça-feira (10), mas as chuvas devem voltar na quarta-feira (11) e se manter até o dia 19 de outubro.

Continua depois da publicidade

Leia também

VÍDEO: Temporal cria “cascata” gigante em hidrelétrica mais antiga de SC

Imagens aéreas mostram bairros de Rio Negrinho tomados por alagamento

Joinville projeta movimentar R$ 12 milhões durante Jogos Universitários Brasileiros

Destaques do NSC Total