Joinville é considerada a melhor cidade do Brasil, segundo o ranking das “Melhores Cidades do Brasil 2022”, criado pela revista IstoÉ. Ele foi publicado na última quarta-feira (29), junto com uma matéria especial, que chama Joinville de “cidade campeã”. 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O ranking é uma iniciativa Editora Três e da Austin Rating e avalia os 5.565 municípios brasileiros com base em dados públicos. As classificações são divididas em quatro categorias: Geral, Grande Porte, Médio Porte e Pequeno Porte.

Joinville ficou em primeiro lugar não só na categoria de grande porte, mas também na categoria geral, com 190 pontos. Por isso, ela é considerada a “vencedora absoluta” do ranking. 

– Esta conquista é resultado do empenho e da dedicação do nosso comprometido time de servidores, uma equipe que não mede esforços para oferecer uma cidade de excelência aos joinvilenses – disse Adriano Silva, prefeito de Joinville.

Continua depois da publicidade

Joinville é a melhor cidade do Brasil, diz pesquisa; Jaraguá do Sul fica em segundo

Entre as cinco primeiras colocadas da categoria geral, quatro pertencem a Santa Catarina:

1. Joinville;
2. Jaraguá Do Sul;
3. Blumenau;
4. Maringá (PR);
5. Florianópolis.

Jaraguá do Sul é a melhor cidade de médio porte do Brasil, diz pesquisa

Pontos decisivos

Na matéria “Joinville, o retrato de uma cidade campeã”, feita em homenagem à cidade, a IstoÉ destaca os principais fatores que influenciaram no bom desempenho de Joinville no processo classificatório. 

Ela cita, primeiramente, o Gabinete de Crise criado pela Prefeitura de Joinville para combater o avanço da pandemia da Covid-19. A principal estratégia da cidade foi evitar o lockdown, para que não houvesse um desmonte da economia, e priorizar a vacinação da população. A Central de Imunização e o sistema de agendamento online também foram citados. 

Junto com isso, Joinville é considerada uma cidade que investe em todas as áreas essenciais para a qualidade de vida de seus cidadãos. Uma delas sendo o empreendedorismo. Neste ano, Joinville já faz parte dos rankings das cidades mais empreendedoras do país, e em 2021 foi a 9° cidade a mais gerar empregos, segundo Adriano. 

Outros fatores, como o investimento na educação e na cultura, também foram importantes para que Joinville garantisse o primeiro lugar. 

Continua depois da publicidade

– É uma alegria muito grande receber este reconhecimento nacional das mudanças que estamos proporcionando para a cidade e que a população percebe diariamente. Esta é, sem dúvida, uma grande conquista para todos os joinvilenses e que merece ser comemorada. – finaliza o prefeito.

*Sob supervisão de Sabrina Quariniri.

Leia mais:

Ação em Joinville questiona lei de reajuste de salários de prefeito, vice e vereadores

Jararaca dá o bote em homem que podava trepadeira em Jaraguá do Sul

Sogra organiza casamento surpresa em churrascaria e choca noiva de Blumenau

Destaques do NSC Total