nsc
    an

    Pandemia

    Joinville multa 30 pessoas nos primeiros dias de fiscalização do isolamento domiciliar

    Penalização pode chegar até R$ 6 mil para que descumprir as regras

    26/08/2020 - 11h08

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    Movimento no Centro de Joinville
    Movimento no Centro de Joinville
    (Foto: )

    Joinville multou 30 pessoas nos primeiros dias de fiscalização das pessoas em isolamento social por causa do coronavírus. A portaria que prevê a penalidade de até R$ 6 mil para quem for diagnosticado com Covid-19 ou esteja aguardando pelo resultado do teste entrou em vigor no último dia 17. Ou seja, a média é de três multas por dia na cidade.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

    A fiscalização é realizada por meio de visitas domiciliares e foi determinada após uma pesquisa por amostragem mostrar que 63% das pessoas com o vírus não permaneceram todo o tempo em casa. Esta apuração foi feita por telefone.

    Com a adoção da fiscalização, as pessoas passaram a assinar um documento no momento da testagem em que confirmam terem conhecimento da possibilidade de multa em caso de descumprimento do isolamento domiciliar.

    Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Chana Beninca, o Ministério da Saúde vem orienta para que as pessoas cumpram o período de isolamento. Inicialmente, ele era de 14 dias, mas foi alterado para 10 dias, a partir do começo dos sintomas. 

    - É importante para que a gente possa cortar essa cadeia de transmissibilidade dentro do município, evitar que esse vírus continue se propagando. Principalmente porque precisamos proteger os idosos, as gestantes, as pessoas que têm doenças crônicas, que são as pessoas mais acometidas com essa doença - explica.

    > Menina de 16 anos é a mais jovem a morrer por coronavírus em Joinville

    Segundo Chana, caso suspeitos pra Covid-19 ou uma pessoa já diagnosticada com a doença deve manter o isolamento, junto com os familiares que residam com ela. É necessário ainda manter as janelas abertas, intensificar a higienização dentro dos ambientes e evitar compartilhar objetos.

    Caso algum familiar apresente sintomas ou adoeça, a orientação da Secretaria da Saúde é para entrar em contato com o Ligue-Saúde para obter esclarecimentos e um melhor direcionamento na rede para o atendimento.

    > Joinville vai permitir ampliação do horário de funcionamento dos shoppings

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas