nsc
an

Pandemia

Joinville orienta população a procurar atendimento quando tiver primeiros sintomas da Covid-19

Pacientes em acompanhamento médico também precisam procurar assistência se notarem evolução de sintomas

26/03/2021 - 09h56

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Teste para diagnosticar o coronavírus
Teste para diagnosticar o coronavírus
(Foto: )

Com o aumento de infecções pelas variantes do coronavírus, Joinville divulgou nesta sexta-feira (26) orientações para que as pessoas busquem atendimento médico logo que apresentarem os primeiros sintomas da doença. O objetivo é não esperar o agravamento do quadro para buscar uma unidade de saúde.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Outra orientação é para que os pacientes em acompanhamento médico voltem a procurar assistência se notarem evolução de sintomas, como falta de ar e dificuldade para respirar. O retorno à unidade de saúde deve acontecer o mais breve possível para evitar a queda no nível de oxigênio no corpo.

Segundo o infectologista e coordenador médico da Vigilância em Saúde da prefeitura, Luiz Henrique Melo, a pandemia do ano passado é diferente da pandemia de 2021.

- A variante atual do vírus tem maior contagiosidade e agressividade - ressalta.

> Paciente internada em UTI recebe homenagem de aniversário em Joinville

O médico reforça ainda a importância de redobrar os cuidados de prevenção, tendo em vista que o maior número de doentes e a gravidade dos sintomas aumentam a sobrecarga nas redes de saúde pública e privada.

- Em caso de dúvidas sobre os sintomas, o ideal é procurar atendimento. No entanto, é preciso ter paciência, pois o sistema está sobrecarregado. Em qualquer unidade hospitalar pública ou privada, o usuário vai encontrar grande contingente de pessoas e existe um critério de avaliação de severidade do quadro e prioridade de atendimento ao indivíduo - pontua o infectologista.

> Justiça confirma acordo em Joinville para repasse de R$ 12 milhões para ações contra Covid-19

Na última atualização da prefeitura, na quinta-feira (25), havia 297 pacientes confirmados com coronavírus internados em UTI ou enfermarias dos hospitais públicos e privados de Joinville. Outros 65 aguardam pela confirmação da doença. A maior cidade do Estado também chegou a 900 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.

> Secretário da Saúde é vacinado contra Covid-19 e vira alvo de investigação em Monte Castelo

Colunistas