nsc
an

Pandemia

Joinville pode multar quem não usar máscara caso aumentem os números do coronavírus

Joinville e região apresentaram nova piora nos indicadores da pandemia e a pontuação subiu na matriz do governo do Estado nesta semana

12/11/2020 - 08h51

Compartilhe

Patrícia
Por Patrícia Della Justina
Obrigatoriedade das máscaras nos estabelecimentos comerciais foi adotada já no início da pandemia
Obrigatoriedade das máscaras nos estabelecimentos comerciais foi adotada já no início da pandemia
(Foto: )

O aumento de casos de coronavírus em Joinville tem levado a Secretaria da Saúde a estudar a possibilidade de aplicação de multa a quem não estiver utilizando máscara na cidade. De acordo com dados do governo do Estado, Joinville e região apresentaram nova piora nos indicadores da pandemia e a pontuação subiu na matriz de risco. 

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Na atualização apresentada na noite de quarta-feira, a regional de saúde Nordeste passou de 2,25 para 2,75. Assim, a região passou a ficar mais perto do “gravíssimo”, acima de 3, do que retornar para o “alto”, que vai até 2.

Em nota, a Prefeitura de Joinville ressaltou que a máscara é a principal arma contra a disseminação do coronavírus. É uma proteção que previne a exposição das pessoas ao contágio. O uso do equipamento ajuda a evitar o alastramento da doença. Em situação de aumento do índice de transmissibilidade e de internações, o município estuda a possibilidade de multar quem não obedecer a obrigação, já em vigor, do uso da máscara.  

> Joinville mantém fiscalização do isolamento; até agora, são 113 multas

> Joinville poderá participar de testes de vacina contra coronavírus

O valor mínimo das multas por descumprimento do isolamento é de R$ 3,3 mil. A fiscalização se espelharia nas medidas já adotadas no município e ficaria a cargo da Vigilância Sanitária

A Prefeitura afirmou ainda que quer evitar a medida da multa, mas para isso reforça que os moradores cumpram com a determinação do uso deste equipamento de proteção que ajuda a salvar vida.

- A medida do uso da máscara evita também novas restrições, fechamentos de serviços, algo que pode ser mais prejudicial à cidade. Por isso é importante usar essa proteção - pontuou o sercretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva.

> Curiosidades e cuidados na hora de fazer e usar as máscaras

Segundo o governo estadual, Joinville contabiliza 25,4 mil casos de coronavírus desde o início da pandemia e 370 mortes pela doença. O município é o que mais tem casos e número de mortes em toda Santa Catarina. 

Colunistas