Temporais e pico de maré de quase dois metros podem atingir Joinville entre esta quarta (2) e quinta-feira (3), aponta um alerta da Defesa Civil. A previsão do tempo indica a possibilidade de chuva e temporais isolados devido a uma frente fria, vinda do Rio Grande do Sul, que está entrando em Santa Catarina,
Continua depois da publicidade
Receba notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conforme a Defesa Civil, nesta quarta, por exemplo, a previsão é que às 19h a maré atinja um pico de 1,8 metro. Já na madrugada de quinta-feira, à 1h51min e às 20h, os picos devem ser de 1,5 e 1,6 metro, respectivamente.
Último temporal em Joinville teve alagamentos
Para se proteger em caso de temporais, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Também é recomendado redobrar cuidados próximo a áreas de encostas, ficar atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes, pois elas podem indicar risco de deslizamento de terra.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo número 193.
A Defesa Civil ainda orienta que a população tenha o hábito de acompanhar as previsões de curto prazo. Para isso, é possível receber os alertas gratuitos emitidos pela Defesa Civil estadual. Basta enviar o CEP da residência por mensagem de texto (SMS) para o número 40199.
O último temporal que Joinville registrou aconteceu em 12 de março. No dia, choveu o acumulado de 50 milímetros em uma hora, o que ocasionou alagamentos em diversos pontos da cidade, principalmente a zona Sul.
Um Alerta Severo foi emitido pela Defesa Civil no fim da tarde e já indicava chuva intensa com alagamentos e enxurradas na região, diferente do alerta enviado pelo órgão nesta quarta-feira (2). O Alerta Severo é emitido em curto espaço de tempo, a partir do momento em que a meteorologia identifica uma situação crítica.
Leia também
VOTE: Quem deve ser a rainha da 35ª Festilha de São Francisco do Sul?
Prédio no bairro planejado de Joinville vende 100% dos apartamentos em quatro dias
Choque em supermercado leva a registro inédito de misteriosa coruja em Jaraguá do Sul







