Ainda neste ano, Joinville, no Norte de Santa Catarina, recebe o primeiro laboratório de foguetes do Sul do Brasil. O novo espaço deve impulsionar pesquisas, testes e o desenvolvimento de tecnologias espaciais. Com a previsão de entrega para o segundo semestre de 2025, o espaço ficará localizado no Ágora Tech Park.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias de Joinville e região no WhatsApp

O projeto do novo laboratório é viabilizado por meio de um termo de fomento com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como missão colocar Joinville no mapa da inovação espacial brasileira, de acordo com o Ágora.

Veja fotos do espaço

Com foco em propulsores químicos, o laboratório de foguetes vai permitir testes com motores híbridos e líquidos e a coleta de dados técnicos como empuxo, pressão e temperatura. Em 16 de abril, os primeiros contêineres do laboratório chegaram ao Ágora.

Neste momento, o cronograma do projeto prevê a instalação de mobiliário, sistemas de segurança e montagem dos equipamentos. A expectativa é efetuar, ainda no primeiro semestre, o teste do primeiro motor-foguete desenvolvido pela iniciativa privada no Sul do país. 

Continua depois da publicidade

Duas ruas de Joinville são pré-selecionadas para receberem quase R$ 30 milhões

Formado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville, o engenheiro João Pedro Golynski será o coordenador do espaço. Ainda segundo o Ágora, o laboratório pioneiro foi pensado como uma extensão prática das atividades desenvolvidas em universidades da região.

Como surgiu o projeto

Conforme divulgado, o laboratório teve o FabLab Joinville como inspiração. O objetivo é se tornar um ambiente de experimentação aberta e de aprendizado prático, com acesso a maquinários não convencionais e tecnologias avançadas. 

A viabilização econômica do projeto aconteceu pela conexão entre o Join.Valle, Ágora Tech Park, Fab Lab Joinville, UFSC e MCTI. 

O projeto mantém o canal SpaceLabRockets no YouTube e perfis em redes sociais, onde compartilha semanalmente vídeos acessíveis sobre temas complexos, além de atualizações sobre a montagem do laboratório.

Continua depois da publicidade

— Conexões que geram grandes resultados são exemplos de ativos e benefícios que os hubs de inovação proporcionam. Projetos inusitados, inovadores e de grande impacto nascem a partir da troca de experiências e compartilhamento de ideias e propósitos — comenta Fabiano Dell Agnolo, diretor executivo do Ágora Tech Park.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Gerente de cafeteria é demitido após vídeo do padre Fábio de Melo viralizar em Joinville

Prevista para longo prazo, ponte sobre o mar entre duas cidades em SC tem desafios