O estudo de viabilidade em andamento é um passo importante, mas a eventual construção de ponte entre Joinville e São Francisco do Sul é uma proposta para longo prazo, caso venha a sair do papel. Duas pontes de grande porte em construção na região, Guaratuba e Joinville, por exemplo, tiveram longos prazos de preparação até o início das obras. Não será diferente em relação à ponte da Vigorelli, com lista de desafios pela frente, como definição de fonte de recursos e busca de licenciamento ambiental.
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A Ponte de Guaratuba foi prevista na Constituição do Paraná, de 1989. Era para ser bancada com recursos de concessão de pedágio, por 15 anos. Como tal modelagem seria de complexa aplicação, emenda alterou o artigo, dando ao governo do Estado a tarefa de construir, como está ocorrendo desde o ano passado. A obra está sendo bancada com recursos próprios. A Ponte Joinville, também em construção desde o ano passado, estava prevista desde o Plano Viário de 1973 e só teve estudos iniciados em 2013.
Na semana passada, foi iniciado o trabalho de campo, uma das etapas iniciais do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) da ponte da Vigorelli. O trabalho foi contratado pela Amunesc e bancado pelas prefeituras de Joinville, São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva. O estudo vai apontar as diretrizes de construção e de traçado, demanda ambiental, impactos nas comunidades e no trânsito, entre outras situações, da ligação entre a Vigorelli (Joinville) e Vila da Glória (parte continental de São Francisco do Sul). A travessia nesse ponto da baía da Babitonga é feita atualmente por meio de ferryboat.
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Se o estudo a ser concluído em 2026 apontar a viabilidade, depois será a vez de contratação dos estudos ambientais, inclusive levando em conta os acessos, e projetos básico e executivo, o que deve consumir em torno de dois anos. E há a grande questão: o custo de uma ponte desse porte, com estimados 1,2 mil metros de extensão é um dos maiores desafios. A Ponte de Guaratuba, com 1.244 metros, tem custo inicial próximo de R$ 400 milhões. A Ponte Joinville, com 980 metros, tem estimativa de R$ 311,8 milhões.
Há plano de buscar uma parceria com a iniciativa privada para a ponte Vigorelli, com adoção de pedágio, mas empreendimento desse custo terá de contar com recursos públicos também. A busca de recursos ainda terá de definir de quem ficará com a tarefa, se prefeituras, consórcio da Amunesc ou governo do Estado.
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