nsc
an

MEDIDAS RESTRITIVAS

Joinville suspende circulação de ônibus por mais sete dias

Decreto determina suspensão do transporte municipal e intermunicipal até dia 23

14/08/2020 - 08h20 - Atualizada em: 14/08/2020 - 08h32

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Transporte coletivo está suspenso desde 20 de julho em Joinville
Transporte coletivo está suspenso desde 20 de julho em Joinville
(Foto: )

Joinville publicou um novo decreto nesta sexta-feira (14) em que suspende a circulação de ônibus municipais e intermunicipais por mais sete dias. O prazo começa a valer a partir do domingo (16) e vai até o dia 23.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

A mesma portaria também autoriza, pelo mesmo período, a circulação de motocicletas e motonetas nas faixas exclusivas para ônibus em Joinville. 

Segundo a prefeitura, a medida é embasada no cenário de propagação do coronavírus na cidade. O registro de 13 de agosto mostra ocupação de 91% dos leitos de UTI voltados ao tratamento exclusivo de pacientes acometidos de Covid-19. Por isso, a necessidade da prorrogação da medida preventiva.

O transporte está paralisado por determinação do governo do Estado desde o dia 20 de julho, quando a região entrou na avaliação estadual como risco "gravíssimo". No entanto, as empresas de transporte coletivo de Joinville conseguiram uma liminar na Justiça que permite o retorno da operação.

Por isso, a prorrogação da suspensão dos ônibus pela prefeitura também evita um impasse entre a liminar, o decreto estadual e o municipal. Além dessa ação, as empresas também entraram com outra contra a prefeitura de Joinville para tentar cobrar as perdas ocorridas durante a pandemia.

Colunistas