Joinville tem mais de 500 pedidos para instalação de lombadas ou lombofaixas – conhecidas também como faixas elevadas – em análise na Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot). Os dados foram apresentados pela prefeitura em reunião da comissão de urbanismo, na Câmara de Vereadores.

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As solicitações foram feitas por vereadores ao longo dos últimos anos ou pela população via ouvidoria da prefeitura. Elas são avaliadas quanto à viabilidade e negadas ou encaminhadas para execução.

Segundo o coordenador da unidade de operações da Seprot, Guilherme Belegante, há pelo menos 93 pedidos para instalação de lombofaixas em análise, além de 245 para lombadas tradicionais e ainda 189 requisições para instalação de qualquer um dos dois modelos.

Belegante afirmou aos vereadores que se todas as solicitações forem atendidas pela prefeitura, o município terá uma lombada a cada 1,7 quilômetro. A Seprot está elaborando um levantamento dos locais onde já há estruturas instaladas, mas a estimativa é de aproximadamente 300 lombadas e cerca de 120 faixas elevadas.

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Licitação para implantação das lombadas

De acordo com o representante da Seprot, não há nenhuma lombofaixa em implantação no momento porque a secretaria trabalha na elaboração de um memorial descritivo para lançar uma licitação e contratar uma empresa para implantar os dispositivos.

No edital já estariam definidos os locais de instalação. Porém, está em andamento uma análise jurídica da Seprot sobre a possibilidade do contrato ser realizado sem uma definição prévia dos locais. A contratação seria baseada nos metros quadrados previstos.

Segundo Belegante, uma lombada tradicional custa aproximadamente R$ 3 mil, enquanto uma lombofaixa varia de R$ 14 mil a R$ 17 mil. A variação tem relação com a eventual necessidade de mudança em calçadas.

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Lombofaixas: vantagens e desvantagens

Durante a reunião na comissão de urbanismo, Belegante ainda explicou quais são as vantagens e desvantagens da implentação das lombofaixas. Segundo ele, os pontos positivos sao a maior segurança aos pedestres e o respaldo na legislação.

Por outro lado, entre as desvantagens estão o aumento no consumo de combustível, a rachadura em imóveis vizinhos às lombofaixas, eventuais atrasos no transporte coletivo e a ambulâncias ou viaturas policiais.

Além disso, também há eventual deslocamento do tráfego para ruas vizinhas, o desvio de motos por calçadas, e a tendência à aceleração de motoristas depois de passar da lombofaixa para compensar o tempo perdido.

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