nsc
    an

    Saúde pública

    Joinville tem mais quatro mortes por coronavírus e chega a 50 óbitos

    Durante esta quarta-feira, Joinville chegou a atingir 100% de ocupação nas UTIs exclusivas para pacientes com Covid-19

    08/07/2020 - 18h46 - Atualizada em: 08/07/2020 - 21h14

    Compartilhe

    Cláudia
    Por Cláudia Morriesen
    foto mostra duas pessoas conversando usando máscaras de prevenção
    Cidade é também a que tem maior número de casos ativos da doença
    (Foto: )

    O número de mortes em Joinville por pessoas que contraíram o novo coronavírus subiu para 50, segundo dados do Governo do Estado. Quatro mortes ocorreram entre segunda (6) e terça-feira (7) na cidade, e foram computadas pelo sistema da Secretaria de Saúde do Estados somente nesta quarta-feira. Joinville é a cidade com mais casos confirmados da doença, com 2.906 casos — em informações do sistema de dados do Governo do Estado.

    Joinville atingiu 100% de ocupação nas UTIs nesta quarta-feira

    Na segunda-feira, duas mulheres morreram após contrair coronavírus. Um delas tinha 85 anos e histórico de doença cardiovascular, que se agrava com o vírus. Ela estava internada em um hospital público. A outra tinha 70 anos e estava internada em um hospital de Jaraguá do Sul, mas era moradora de Joinville.

    Na terça-feira, um homem de 79 anos, com histórico de diabetes e hipertensão, e outro, de 69 anos, com doença renal crônica, faleceram na cidade. Ambos estavam internados em um hospital público. 

    > "18 mil joinvilenses já têm coronavírus", analisa secretário da saúde de Joinville

    A Prefeitura de Joinville informa um número diferente de mortes: no boletim desta quarta-feira, é divulgado que foram 49 óbitos de moradores da cidade. Segundo o secretário de saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, essa diferença ocorre porque uma mulher que faleceu em Joinville em 5 de junho havia dado entrada no Hospital São José com o endereço da casa do filho, onde estava hospedada. 

    > Confira os detalhes do avanço do coronavírus em SC em um mapa interativo

    No entanto, ela era moradora de São Paulo, de onde havia acabado de chegar. Por isso, sua morte foi remetida para o sistema de saúde de São Paulo. Esta informação foi atualizada pela Prefeitura de Joinville em 19 de junho, mas continuou sendo considerada pelo Governo do Estado.

    Joinville tem também o maior número de pacientes ativos com coronavírus do Estado. Nesta quarta-feira, a Prefeitura informou que 1.022 pessoas ainda estão infectadas — destas, 83 estão internadas os hospitais da cidade, 46 em UTI e 37 em enfermarias, entre unidades das redes pública e particular. 

    Nas UTIs, há 16 pessoas aguardando resultado do teste para Covid-19 e nove que têm sintomas de síndrome respiratória mas seus testes deram negativo para a doença. Nas enfermarias, há mais 42 pessoas aguardando resultado dos testes. 

    Ocupação total por alguma horas nas UTIs

    Nesta quarta-feira, os hospitais públicos de Joinville atingiram ocupação máxima de leitos de UTI exclusiva para pacientes com Covid-19. Foi a primeira vez que esta situação ocorreu na cidade. O primeiro a registrar ocupação máxima foi o Hospital São José, que possui 40 leitos exclusivos para Covid-19. À tarde, o Hospital Regional Hans Dieter Schmitd também informou que seus 17 leitos estavam ocupados.

    À noite, dois leitos do São José ficaram vagos, o que deixou a ocupação da UTI exclusiva para a doença em 97%. Estes números referem-se às unidades com atendimentos para adultos — o Hospital Infantil de Joinville, que tem capacidade total de 40 leitos em UTI, informou que ainda possui vagas para pessoas com até 17 anos. 

    Busca por leitos em rede privada

    A demanda por leitos de UTI está levando a Secretaria de Saúde de Joinville a tentar aplicar a oferta de vagas por meio do credenciamento de vagas na rede privada. O edital lançado no dia 26 de junho reservou R$ 5,9 milhões para o uso da estrutura de hospitais privados pelo SUS. O planejamento da secretaria prevê a utilização de até 30 leitos, se houver necessidade — o pagamento só é feito se houver o uso. O edital prevê até quatro meses de credenciamento.

    ​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN

    Saiba quais cidades da região já registraram casos de coronavírus

    Araquari - 100 Balneário Barra do Sul - 46 Barra Velha - 89 Campo Alegre - 4 Canoinhas - 148 Corupá - 92 Garuva - 17 Guaramirim - 137 Irienópolis - 1 Itaiópolis - 5 Itapoá - 68 Jaraguá do Sul - 394 Joinville - 2906 Mafra - 48 Massaranduba - 80 Papanduva - 21 Porto União - 20 Rio Negrinho - 73 São Bento do Sul - 178 São Francisco do Sul - 148 São João do Itaperiú - 16 Schroeder - 43 Três Barras - 207

    Em número de mortes pela doença, Joinville tem o maior número de registrado, seguida por Jaraguá do Sul e por São Bento do Sul. São 75 mortes na região, em 12 cidades.

    Saiba quais cidades da região já registraram mortes por coronavírus Araquari - 1 Canoinhas - 1 Garuva - 1 Guaramirim - 1 Itaiópolis - 2 Itapoá - 1 Jaraguá do Sul - 5 Joinville - 50 Massaranduba - 1 Papanduva - 4 São Bento do Sul - 5 São Francisco do Sul - 3

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas