nsc
an

Saúde

Joinville libera teste gratuito para coronavírus para pessoas sem sintomas

Expectativa é atender cerca de 5 mil pessoas por semana

18/09/2020 - 14h40 - Atualizada em: 18/09/2020 - 15h11

Compartilhe

Cláudia
Por Cláudia Morriesen
foto mostra pessoa fazendo teste
Testes irão ocorrer em unidades particulares credenciadas de Joinville
(Foto: )

Os testes para coronavírus poderão ser feitos gratuitamente em Joinville, mesmo que a pessoa esteja sem sintomas, a partir desta segunda-feira (21). Quem quiser saber se já foi infectado pelo novo coronavírus poderá agendar a realização do teste rápido em uma das instituições credenciadas pela Prefeitura de Joinville. A meta inicial era ter iniciado na última segunda-feira (14), conforme adiantou o colunista Jefferson Saavedra.

> Em site especial, acompanhe a evolução do novo coronavírus em SC

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

Os interessados deverão acessar o site da Prefeitura de Joinville e realizar a inscrição, informando dados pessoais, presença de sintomas respiratórios desde o início da pandemia e outros dados clínicos.

Ao final do cadastramento, a pessoa poderá escolher a data, horário e local onde vai realizar o teste rápido de forma gratuita, conforme opções que serão apresentadas pelo próprio sistema eletrônico. A expectativa da prefeitura é abranger 60 mil pessoas. 

— O objetivo dessa ação é principalmente atingir as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de realizar o teste ou que tiveram contato com pacientes infectados pela Covid-19. Nossa expectativa é realizar cerca de 5 mil testes por semana — explica a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Joinville, Chana Beninca.

Só Joinville e região mantêm risco “gravíssimo” para coronavírus; novas flexibilizações ficam para outubro

Os testes rápidos gratuitos realizados pelas instituições credenciadas são direcionados apenas às pessoas assintomáticas. As pessoas com sintomas de quadro gripal, como mal-estar, coriza, tosse, espirro, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, devem continuar procurando o Centro de Triagem Covid-19, instalado na Sociedade Atlética Tupy, no bairro Boa Vista; ou uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) designadas como “Sentinelas” (confira abaixo a listagem); ou, ainda, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste.

Além de fornecer os testes em caráter de doação às instituições e empresas, a Secretaria da Saúde vai disponibilizar um profissional da sua equipe para acompanhar as testagens. Todos os dados serão coletados pela Secretaria da Saúde para fins de inquérito epidemiológico da Covid-19.

Unidades de Saúde Sentinelas (para pessoas com sintomas gripais)

Distrito Norte

UBSF Costa e Silva

UBSF Jardim Paraíso I e II

UBSF Pirabeiraba

UBSF São Marcos

UBSF Vila Nova

Distrito Sul

UBSF Adhemar Garcia

UBSF Boehmerwald

UBSF Edla Jordan

UBSF Estevão de Matos

UBSF Fátima

UBSF Floresta

UBSF Itinga

UBSF Jardim Edilene

UBSF Jarivatuba

UBSF KM 4

UBSF Paranaguamirim

UBSF Profipo

Distrito Centro

UBSF Aventureiro II

UBSF Bakhita

UBSF Aventureiro III

UBSF Bucarein

UBSF Comasa

UBSF Parque Joinville

UBSF Saguaçu

Colunistas