nsc
    nsc

    Estratégia

    Secretaria de Saúde de Joinville dá largada para aplicação dos testes rápidos em massa a partir do dia 14

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    04/09/2020 - 15h59
    Ampliação da testagem é um das principais estratégias de enfrentamento da pandemia em Joinville
    Ampliação da testagem é um das principais estratégias de enfrentamento da pandemia em Joinville (Foto: Divulgação)

    A Secretaria de Saúde de Joinville pretende divulgar na próxima semana as regras de agendamento para a ampliação da testagem na cidade, em preparação para o início da nova estratégia a partir do dia 14: a meta é oferecer os testes rápidos para quem estiver interessado. Essa modalidade de exame, realizada em pessoas sem sintomas, é disponível na rede pública desde o início da pandemia, mas com restrições porque há necessidade de encaixe nos públicos-alvo definidos pela Secretaria de Saúde de Joinville. O plano agora é abrir para todos. No caso das pessoas com sintomas, o teste PCR é disponível para todos - após avaliação médica.

    > Joinville encerra isolamento obrigatório de idosos e prorroga outras medidas

    > Após decreto sobre idosos, novas flexibilizações em Joinville só saem se região deixar situação “gravíssima”

    Além dos interessados em fazer o teste rápido, a expansão da testagem inclui o diagnóstico em profissionais de saúde (em estratégia já iniciada) e na população com mais de 60 anos idade. Para dar mais capilaridade aos pontos de testagem sem criar mais demandas para os servidores de saúde, está em andamento o chamamento público para empresas e universidades se inscreverem como locais de aplicação dos exames. Os ambulatórios e centros de ensino são os pontos escolhidos.

    O agendamento será obrigatório, uma forma de evitar aglomerações e também para o melhor registro das informações. A secretaria comprou 60 mil testes rápidos, com possibilidade de lote extra de 30 mil. O município também está recebendo mais exames PCR do governo do Estado. Desde o começo da pandemia, foram realizados 66 mil testes para coronavírus, na soma dos diagnósticos nas redes pública e privada.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas