
Estratégia
A Secretaria de Saúde de Joinville pretende divulgar na próxima semana as regras de agendamento para a ampliação da testagem na cidade, em preparação para o início da nova estratégia a partir do dia 14: a meta é oferecer os testes rápidos para quem estiver interessado. Essa modalidade de exame, realizada em pessoas sem sintomas, é disponível na rede pública desde o início da pandemia, mas com restrições porque há necessidade de encaixe nos públicos-alvo definidos pela Secretaria de Saúde de Joinville. O plano agora é abrir para todos. No caso das pessoas com sintomas, o teste PCR é disponível para todos - após avaliação médica.
> Joinville encerra isolamento obrigatório de idosos e prorroga outras medidas
Além dos interessados em fazer o teste rápido, a expansão da testagem inclui o diagnóstico em profissionais de saúde (em estratégia já iniciada) e na população com mais de 60 anos idade. Para dar mais capilaridade aos pontos de testagem sem criar mais demandas para os servidores de saúde, está em andamento o chamamento público para empresas e universidades se inscreverem como locais de aplicação dos exames. Os ambulatórios e centros de ensino são os pontos escolhidos.
O agendamento será obrigatório, uma forma de evitar aglomerações e também para o melhor registro das informações. A secretaria comprou 60 mil testes rápidos, com possibilidade de lote extra de 30 mil. O município também está recebendo mais exames PCR do governo do Estado. Desde o começo da pandemia, foram realizados 66 mil testes para coronavírus, na soma dos diagnósticos nas redes pública e privada.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: