Os candidatos Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) disputarão o 2º turno das eleições para o governo de Santa Catarina. Os dois receberam o maior número de votos dos catarinenses neste domingo (2). Jorginho teve 38,61% dos votos válidos (total de 1.575.912 votos), enquanto Décio teve 17,42% (710.859 votos).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Acompanhe a apuração em tempo real das Eleições 2022
A presença de Jorginho no segundo turno era apontada pelas pesquisas eleitorais nas últimas semanas. Por outro lado, Décio surpreendeu ao ultrapassar o candidato à reeleição, Carlos Moisés (Republicanos), que ficou em terceiro. A disputa entre Décio e Moisés foi até os últimos votos, com uma pequena diferença na casa de 1% dos votos que confirmou a ida do petista para o segundo turno.
Quem é Jorginho Mello (PL)
Jorginho chega ao segundo turno em grande parte impulsionado pela força do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado. O atual presidente teve novamente ampla preferência entre o eleitorado catarinense e soma mais de 60% dos votos em SC. Ao longo da campanha do primeiro turno, Jorginho explorou fortemente a proximidade com Bolsonaro e o apoio prestado a ele durante o mandato de senador, que exerce desde 2019.
Continua depois da publicidade
Além da vinculação direta com o presidente, Jorginho apostou também em propostas específicas no decorrer da campanha. Uma delas é a promessa de gratuidade em cursos superiores de universidades particulares do sistema Acafe.
Jorginho foi vice-líder do governo Bolsonaro no Congresso e fez parte da chamada “tropa de choque” que defendeu a gestão do presidente na CPI da Pandemia. Foi autor do Pronampe, programa de crédito a juros baixos para pequenos empresários aprovado durante a pandemia de Covid-19. A ação também foi citada com frequência pelo candidato como mostra de “serviços prestados” no atual mandato.
Jorginho Mello tem 66 anos e tem formação em Estudos Sociais, Administração e Direito. É natural de Ibicaré, no Meio-Oeste, e tem base política na cidade vizinha de Herval d’Oeste. Antes de entrar na política, foi diretor e gerente do antigo Besc. Foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, entre 1995 e 2010, e deputado federal em duas oportunidades, de 2011 a 2018. Na última eleição, concorreu pela primeira vez ao Senado e foi eleito com 1,1 milhão de votos. Em 2022, no meio do mandato de senador, decidiu concorrer ao governo do Estado.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Quem é Décio Lima (PT)
Décio Nery de Lima tem 62 anos, é natural de Itajaí, mas tem base política em Blumenau. É formado em Ciências Sociais e Direito. Foi vereador de Blumenau por um mandato, entre 1993 e 1996, e prefeito por duas gestões, de 1997 a 2004. Após a experiência à frente da prefeitura, foi superintendente do Porto de Itajaí. Em 2006, foi eleito como deputado federal, cargo que exerceu por três legislaturas, até 2018.
Continua depois da publicidade
Nas últimas eleições gerais, concorreu a governador pela primeira vez, e terminou a disputa em quarto lugar, com 12,8% dos votos válidos. Neste ano, voltou a concorrer ao governo, desta vez com uma aliança mais ampla, que reúne partidos como PSB e Solidariedade. No decorrer da campanha, apresentou-se como o candidato que representa o ex-presidente Lula em Santa Catarina, e buscou vincular ainda mais os outros quatro principais candidatos ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nas três pesquisas Ipec contratadas pela NSC, apresentou crescimento que culminou com a ida ao segundo turno na eleição deste domingo. O petista tinha 6% dos votos totais na primeira pesquisa, no fim de agosto, e chegou a 15% no último levantamento, de 30 de setembro. Para o segundo turno, a campanha petista deve focar ainda mais na vinculação com a imagem do candidato Lula, em razão do desempenho do ex-presidente na disputa nacional deste domingo. Apesar disso, para enfrentar Jorginho, também deve ter o desafio de tentar atrair eleitores que na primeira votação optaram pelos candidatos, mais identificados com o campo da centro-direita.
Em terceiro lugar ficou Carlos Moisés (Republicanos), seguido por Gean Loureiro (União Brasil) e Esperidião Amin (PP).
O segundo turno ocorre em 30 de outubro, das 8h às 17h.
Saiba mais sobre as Eleições 2022
Leia também:
O que é proibido e permitido durante o período de campanha eleitoral em 2022
Continua depois da publicidade
Lista de doadores de campanha em SC tem bilionário da Forbes e empresários da indústria
Jogo Eleitoral compara interesses entre eleitores e candidatos ao governo de SC