O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), publicou uma mensagem de Natal em suas redes sociais com referências à polêmica envolvendo a Havaianas. Na publicação desta quarta-feira (24), ele aparece usando um chinelo em um fundo semelhante ao da campanha publicitária estrelada por Fernanda Torres.
Continua depois da publicidade
Jorginho também fala a expressão “pé direito”, usada no vídeo da Havaianas.
— Desculpa, mas eu desejo que você inicie 2026 com o pé direito!
No restante do vídeo, ele deseja boas festas e prega união entre as famílias mesmo com “brigas políticas”.
— Aproveite esse momento de confraternização para perdoar até aqueles que preferem o azar. Tipo, o número do azar — cita, em referência ao número 13, do Partido dos Trabalhadores (PT)
Continua depois da publicidade
Camiseta “Saint Catherine”
Na postagem, Jorginho também aparece com uma camiseta com os dizeres “Saint Catherine”. A expressão viralizou nas redes sociais em novembro, após a polêmica do controle de entrada em Florianópolis, instituído pelo prefeito Topázio Neto (PSD). Na ocasião, usuários das redes sociais fizeram piada de que SC estaria aplicando regras de controle de imigração como os Estados Unidos, por exemplo.
Jorginho já havia usado a camiseta em uma postagem em 9 de novembro de 2025, quando publicou fotos de “vistos catarinenses”, em alusão à polêmica.
Veja o vídeo de Jorginho Mello
Entenda a polêmica
A campanha de fim de ano da marca Havaianas, com comercial estrelado pela atriz Fernanda Torres, despertou a ira de políticos de direita e fez a marca se tornar a mais nova “vilã” do grupo, inclusive com ameaça de boicote a produtos da empresa.
Continua depois da publicidade
O motivo está no fato de, no texto do comercial, a atriz Fernanda Torres citar o “pé direito” e dizer não desejar que as pessoas comecem o ano com ele. O comercial foi ao ar nas redes sociais da marca e em canais de televisão com o seguinte texto:
— Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não, não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende… depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o Ano-Novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés.
A menção ao “pé direito” na fala da atriz fez líderes da direita reagirem contra o comercial, criticarem a peça e proporem até mesmo boicote aos produtos da empresa, citando concorrentes.
Vários políticos e personalidades fizeram postagens com referências à polêmica, como o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Em Santa Catarina, o empresário Luciano Hang também fez uma postagem citando “pé direito”.
Continua depois da publicidade






