nsc
dc

Eleições 2020

José Sarto é eleito prefeito de Fortaleza com apoio de Ciro Gomes, PT, PSOL e PSDB

29/11/2020 - 18h50 - Atualizada em: 29/11/2020 - 19h07

Compartilhe

Folhapress
Por Folhapress
José Sarto contou com uma frente ampla para vencer em Fortaleza
José Sarto contou com uma frente ampla para vencer em Fortaleza
(Foto: )

O médico e deputado estadual José Sarto (PDT) será o novo prefeito de Fortaleza pelos próximos quatro anos. Com 99,96% das urnas apuradas na capital do Ceará até as 19h08min deste domingo (29), Sarto registrou 51,69% dos votos válidos e superou o deputado federal Capitão Wagner (Pros).

> Saiba tudo sobre as Eleições 2020

> Acompanhe o resultado do 2º turno nas capitais do Brasil nas Eleições 2020

A vitória de Sarto representa o sucesso de uma ampla frente que se formou em torno do candidato neste segundo turno, com o apoio de partidos que vão da esquerda de PT e PSOL até a centro-direita de DEM e PSDB.

Também consolida uma hegemonia do PDT em Fortaleza, que parte para o seu terceiro mandato consecutivo na capital cearense.

Com sete mandatos seguidos como deputado estadual no Ceará, Sarto exercerá um cargo eletivo no poder Executivo pela primeira vez. Ele foi escolhido como candidato pelo PDT após uma série de debates com outros quatro pré-candidatos. Não havia um nome de consenso, e a decisão por Sarto foi por ele ser mais conhecido da população.

Sarto entrou na campanha com apoio do prefeito Roberto Cláudio, que é bem avaliado e serviu como seu principal cabo-eleitoral na cidade. Também teve o apoio dos ex-governadores Cid e Ciro Gomes, que tiveram presença tímida na campanha. Neste segundo turno, Sarto recebeu o reforço do governador Camilo Santana (PT), que antes havia ficado publicamente neutro por causa da candidatura da ex-prefeita Luiziane Lins (PT), que terminou em terceiro lugar.

> Bruno Covas (PSDB) é eleito prefeito de São Paulo nas Eleições 2020

> Eduardo Paes (DEM) é eleito prefeito do Rio de Janeiro nas Eleições 2020

> Sebastião Melo é eleito prefeito de Porto Alegre nas Eleições 2020

A derrota de Capitão Wagner, por outro lado, representa mais um revés para o presidente Jair Bolsonaro, que apoiou o candidato desde o primeiro turno.

O apoio do presidente a Capitão Wagner esteve no centro do debate no segundo turno Fortaleza. O candidato José Sarto e aliados como os ex-governadores Cid e Ciro Gomes buscaram associar Wagner ao presidente, transformando a eleição na capital em uma espécie de cruzada contra o bolsonarismo.

Essa foi a segunda derrota consecutiva dele para a Prefeitura de Fortaleza. Ex-policial, Wagner ganhou notoriedade ao ser um dos líderes do motim de policiais militares no Ceará em 2011. Em 2012 foi eleito vereador da capital, em 2014 chegou à Assembleia Legislativa do Ceará e em 2018 a Brasília como deputado federal.

Leia também:

> João Campos (PSB) é eleito prefeito de Recife nas Eleições 2020

> Edvaldo Nogueira confirma favoritismo e é reeleito prefeito de Aracaju

> Cícero Lucena é eleito prefeito de João Pessoa no segundo turno

> Emanuel Pinheiro é reeleito em Cuiabá nas Eleições 2020

> Maguito Vilela é eleito prefeito de Goiânia e segue internado na UTI com Covid-19

Colunistas