Um jovem de 23 anos sofreu uma descarga elétrica enquanto tentava resgatar uma chave que havia caído sobre um fio de alta tensão de um poste, utilizando um bastão de alumínio, no bairro Kobrasol, em São José, na manhã desta segunda-feira (22). Em razão do choque elétrico de alta tensão, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e precisou ser atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Continua depois da publicidade

O chamado foi registrado às 09h, segundo os bombeiros, em um prédio no Kobrasol. Diante da gravidade da situação, a central de emergência enviou imediatamente uma ambulância e acionou a unidade avançada do SAMU.

Simultaneamente, a equipe do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) iniciou uma chamada de vídeo para orientar dois amigos da vítima, que estavam presentes no local e acionaram a emergência. Eles foram ensinados sobre como realizar corretamente as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). Isso permitiu o início precoce das compressões torácicas, segundo os bombeiros.

A equipe da ambulância chegou ao local em menos de seis minutos e encontrou a vítima inconsciente, com respiração agônica, sem pulso cardíaco, e apresentando lesões compatíveis com entrada e saída de corrente elétrica — ferimento na mão esquerda e no abdômen, de acordo com os bombeiros.

Ao chegar ao local, a guarnição do CBMSC iniciou de imediato as manobras de reanimação, com o uso de desfibrilador automático externo (DEA).

Continua depois da publicidade

A equipe do SAMU chegou em seguida, complementando o atendimento com medicação, intubação e uso de compressor torácico automático. Após mais algumas tentativas, a vítima apresentou recuperação dos sinais vitais e foi estabilizada no local. O paciente foi conduzido com vida ao hospital pela equipe do SAMU.

Não se sabe como as chaves foram parar no poste, e nem se os amigos que estavam presentes e auxiliaram no socorro moram com a vítima.

Ainda segundo os bombeiros, o bastão de alumínio atuou como um condutor de eletricidade que causou a descarga. Ainda informaram que, em razão de o risco ser muito grande, tão próximo do fio de alta tensão, o ideal seria chamar um chaveiro para providenciar uma nova chave, ou chamar um profissional qualificado com os devidos cuidados de segurança.

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia também

Mini cidade vira estudo e faz sucesso entre crianças de Santa Catarina; entenda

Flamenguista de Blumenau pede esposa vascaína em casamento antes de clássico no Maracanã

Lei de Chapecó que proíbe deixar animais mortos em locais públicos gera discussão nas redes