nsc
    nsc

    Sustentabilidade

    Jurados escolhem grande vencedora do Innovathon Brasil

    Evento 100% online reuniu 21 projetos e tornou-se o maior já realizado

    06/07/2020 - 15h53

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Final do Innovathon Brasil 2020 foi nesse último sábado, dia 4
    Final do Innovathon Brasil 2020 foi nesse último sábado, dia 4
    (Foto: )

    Chegou ao fim neste sábado o Innovathon Brasil 2020 - edição Oceanos. A maratona que este ano foi realizada em um ambiente 100% online, contou com a participação de 21 equipes que tiveram o desafio de desenvolver modelos de negócios inovadores de base tecnológica, voltados para o uso sustentável dos oceanos.

    Neste sábado (4), o jurados escolheram a equipe vencedora entre as sete selecionados para a banca final. A equipe vencedora desenvolveu uma proposta de biorrefinaria que terá a capacidade de transformar a biomassa de algas, produzidas a partir da despoluição de águas marinhas, em produtos sustentáveis, criando assim uma cadeia de valor que vai muito além da biorremediação. Diferentemente de outros projetos existentes no Brasil e no mundo, que utilizam microalgas, a proposta da equipe é de utilizar uma macroalga nativa de Santa Catarina, e em consórcio com a maricultura, viabilizando a construção das fazendas de algas em diversos pontos no litoral de SC.

    Confira o projeto vencedor no vídeo abaixo:

    Com a primeira colocação, a equipe garantiu vaga no Innovathon Global que acontece no ano que vem, em Portugal, durante a Conferência Mundial dos Oceanos da ONU.

    — Estamos muito felizes com o impacto do Innovathon Brasil, pois mobilizamos todos esses estudantes e pesquisadores em prol de uma causa tão nobre. Os mares e oceanos precisam estar na pauta sempre, e com inovação e sustentabilidade faremos a diferença — destacou Delton Batista, presidente do conselho da Mauá Ventures e da comissão julgadora do Innovathon Brasil 2020.

    Com as 22 inscrições que recebeu - só uma equipe não participou - esta edição nacional do Innovathon tornou-se a maior já realizada, com todas as etapas acontecendo em um ambiente 100% online. Para que isso desse certo, a iniciativa contou com o apoio da Teltec Solutions.

    — O Innovathon superou as nossas expectativas. Os mentores nos ensinaram muito sobre estratégia empresarial e nos guiaram até chegarmos na solução apresentada. Ficamos muito felizes em perceber o alinhamento dos organizadores com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável — relatou Mariele Canal Bonfante doutoranda em Ciência e Engenharia de Materiais e integrante da equipe vencedora.

    — Foi um final de semana de muito aprendizado e trabalho em equipe. Os mentores foram sensacionais e a organização do evento estava impecável. Muita satisfação por ter feito parte do Innovathon, vendo tantas idéias incríveis vindas de estudantes e pesquisadores cheios de gás, propósito e vontade pela causa de tornar os oceanos mais sustentáveis — contou Ana Caroline Raupp, estudante de Moda da UDESC e integrante da equipe que ficou em segundo lugar no Innovathon.

    Para Lucas Miguel Gnigler, Diretor de Projetos da Mauá Ventures e responsável pelo Innovathon Brasil, esta edição ficará marcada pela inédita interação totalmente online.

    — Sabíamos que era possível realizar um evento dessa proporção de forma 100% online, mas estávamos preocupados com as restrições de interação entre equipes, mentores e jurados. Mas o que vimos na prática foi que o trabalho em equipe e o processo de aprendizagem foram impulsionados pela tecnologia.

    O Innovathon Brasil 2020 - edição Oceanos contou com o patrocínio da Uniavan e da Cerveja Sol, além do apoio da NSC.

    Saiba mais no Canal do Innovathon Brasil 2020 - Edição Oceanos

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas