Apartamentos mais compactos, prédios com as chamadas fachadas ativas, que oferecem comércios e serviços nas salas térreas, e foco em espaços de convivência e lazer. Essa é a aposta para os planos de crescimento da região de Jurerê Internacional, atualmente Jurerê in_, no Norte da Ilha, em Florianópolis.

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A região ficou conhecida nas últimas décadas pelas mansões milionárias, carros de luxo e por um certo estilo de ostentação em festas dos badalados beach clubs. No entanto, para os próximos anos a ideia é que o crescimento da região de Jurerê invista em um novo tipo de luxo, mais voltado à convivência, às celebrações, ao esporte e ao contato com a natureza.

A proposta tem como base uma mudança de comportamento identificada por empreendedores que investem na região. O movimento, acentuado pela pandemia, indica uma busca por ambientes externos de convivência. Locais para reunir familiares, encontrar amigos e aproveitar momentos de celebração. Um estilo de vida para o qual Jurerê é vista como uma área com grande potencial.

Novos empreendimentos

Os primeiros passos para essa nova fase devem ser lançamentos previstos para os próximos meses. Em outubro, um empreendimento misto residencial, comercial e de hotelaria deve ser lançado. A construção será próxima ao beach club Acqua.

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Para o segundo semestre de 2025, é esperada a ampliação do Jurerê Open Shopping. O novo espaço prevê construção de alto padrão com uso residencial e comercial. Está prevista ainda uma torre com salas corporativas. A área deve aumentar para 9 mil metros quadrados de lojas, quase dobrando de tamanho em relação ao centro comercial atual. A partir de 2026, a expectativa é de que haja lançamentos anuais de empreendimentos dentro da nova concepção de moradia.

O novo conceito de luxo pensado para Jurerê passa por diferentes áreas. A primeira delas é a do próprio formato dos imóveis. O foco deve estar não nas mansões, mas em apartamentos perto ou de frente para o mar, com projetos arquitetônicos de escritórios premiados internacionalmente. A proposta deve incluir apartamentos mais compactos, de até 70 metros quadrados, que poderão atender públicos de diferentes poderes aquisitivos — mas sem abrir mão da proposta de luxo. Os imóveis amplos, de até 600 metros quadrados, também devem ter lugar garantido nos projetos.

— A tipologia do desenvolvimento imobiliário vai variar para determinados tamanhos de bolso. Realmente surgiram apartamentos de 90, 80, 70 metros quadrados, mais compactos, mas ao lado de um parque maravilhoso. Na rua dele passa ciclovia na frente. Ele anda 100 metros e tem um parque para brincar com as crianças — conta o diretor de Negócios do Grupo Habitasul, José Mateus.

Puro é um dos empreendimentos que devem adotar novo perfil de imóveis (Foto: Unique, Divulgação)

Os lançamentos previstos

A ideia é que os novos empreendimentos atendam a um público acostumado com o luxo, mas cujo comportamento não é de ostentação.

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— O foco desses empreendimentos, que vão ser de altíssimo padrão, é o luxo desapegado até de coisas materiais, um luxo que valoriza a qualidade de vida, a longevidade, o esporte, a vivência com a natureza — conta Mateus.

O primeiro empreendimento deste novo estilo, já em fase final de construção, é o Puro Brasil Design Living, da Unique Jurerê. O sócio-administrador da Unique, André Araújo, confirma que essa mudança no perfil dos imóveis de Jurerê está em curso e vê um bairro mais voltado à qualidade de vida e à família.

No caso do Puro, ele conta que o luxo vem do minimalismo.

— O luxo está nos materiais usados, na relação com a natureza. Trocamos cristais pela porcelana, pela madeira. Ele tem certificação fitwell, de bem-estar. [O luxo] está no pé na areia, no toque do tecido, da madeira, na proximidade com a natureza — explica Araújo.

Os planos para o bairro também envolvem algumas áreas estratégicas dentro dessa proposta, chamadas pelos investidores de “verticais”. Confira abaixo algumas delas:

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Centralidade e contato com a natureza

Um conceito encarado como determinante é a chamada centralidade. O acesso fácil a escolas bilíngues, supermercados, serviços de saúde e restaurantes conceituados é visto como outro chamariz para novos moradores e visitantes a Jurerê, em um diferencial que possa se sobrepor aos apelos de luxo e ostentação historicamente associados ao bairro.

Áreas verdes, praças e parques próximos às moradias também compõem esse objetivo almejado para o bairro nos próximos anos. Espaços de educação também entram nesse mesmo contexto.

— Você ter a tranquilidade de ter teus filhos estudando a um quilômetro da tua casa, com dois parquinhos a cada 100 metros da sua casa. Isso é luxo, né? Ou então que andam com a família sem se preocupar com que roupa usa, que carro tem. Então, eu acho que o maior luxo são esses eixos de centralidade, de um bairro planejado, com áreas verdes, praças, parques, ruas onde as pessoas possam praticar atividade física. É onde você consegue resguardar o que há de mais precioso na vida, que é o tempo — defende Mateus, da Habitasul.

Veja fotos de Jurerê, em Florianópolis

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Fachadas ativas

Para permitir essa oferta de serviços próximos, uma estratégia é a adoção das chamadas fachadas ativas, com prédios que destinem as áreas térreas a salas comerciais, e os andares superiores a moradias. Nesses espaços comerciais, com bares, restaurantes, espaços para música, praças e locais de interação, a aposta é de que a convivência permita às pessoas usufruir de outro tipo de luxo: celebrar os momentos em família, entre amigos, crianças e pets.

— Antes as pessoas tinham preconceito de ter comércio embaixo dos prédios, hoje isso valoriza. A edificação deixou de ser só dos moradores e se abre à população. É um espaço privado, mas com acesso público, para as pessoas se encontrarem, interagirem, celebrarem — afirma o sócio-administrador da Unique.

Esporte

Outra área vista como pilar importante da nova fase pensada para Jurerê é o esporte. A região já é conhecida por receber competições como o Ironman, de triatlo, e pretende explorar esse estilo de vida, capaz de unir esportistas e amadores em torno do mesmo espírito.

Neste mês, o bairro sediou o Troféu José Finkel, segunda maior competição de natação do país. A disputa levou ao bairro atletas como Guilherme Costa, o Cachorrão, que vieram diretamente das Olimpíadas de Paris para as provas. Outras modalidades como maratona, tênis e ginástica praticadas em clubes locais também são vistas com potencial.

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Entretenimento e beach clubs

O entretenimento é outro eixo no novo planejamento de Jurerê. O estilo ostentação pode ser um perfil que o bairro tente deixar no passado — motoristas que passem com carro de luxo chamando atenção já são algo visto como “elemento de estranheza”, segundo o diretor da Habitasul —, mas os beach clubs continuam nos planos do bairro.

A intenção dos responsáveis pelos novos empreendimentos é de que os beach clubs possam voltar e atuar focados em atendimento de praia e gastronomia, com horário definido, predominantemente diurno, em maior harmonia com a parte residencial do bairro.

Empresas de tecnologia

Outra vertente que vem sendo estimulada no bairro é a atração de empresas de tecnologia, o que pode permitir a instalação de locais de trabalho perto das moradias. Para não rivalizar com outros espaços voltados à inovação na Capital, como o Sapiens Parque, os empreendedores do bairro têm apostado em eixos de tecnologia que conversem com a nova proposta do bairro, com serviços voltados à saúde, longevidade e qualidade de vida. Um instituto de apoio a fundadores de startups interessados em levar as empresas para a região é um dos mecanismos de incentivo desenvolvidos no bairro para atuar nesta frente.

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