nsc
    dc

    publicidade

    A Vida Com Vida

    Justiça autoriza transplante de fígado entre pessoas vivas para ajudar adolescente em Chapecó

    Menina de 13 anos vai receber o órgão de uma amiga da família, após juíza determinar o procedimento

    10/10/2019 - 11h41 - Atualizada em: 10/10/2019 - 19h10

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Procedimento será realizado em um hospital de São Paulo
    Procedimento será realizado em um hospital de São Paulo
    (Foto: )

    A juíza Maira Salete Meneghetti, da 4ª Vara Cível de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, autorizou a cirurgia de transplante de fígado entre duas pessoas vivas na cidade. O procedimento, que será realizado em um hospital de São Paulo, vaio beneficiar uma adolescente de 13 anos, que sofre de leucinose, uma doença que faz o corpo ter dificuldade para metabolizar aminoácidos.

    Veja mais histórias do projeto A Vida com Vida, da NSC

    O pedido foi encaminhado à Justiça de forma voluntária pela doadora, uma mulher de 42 anos, amiga da família da adolescente. Exames clínicos identificaram que o fígado dela é compatível com o da jovem. A mulher argumentou que acompanha há vários anos o sofrimento da menina e dos familiares, já que a doença pode causar convulsões e, em determinados casos mais graves, coma e óbito.

    A lei de doação de órgãos no Brasil permite que voluntários doem em vida os órgãos a qualquer parente consanguíneo de até quatro grau, sem autorização judicial. Para outras pessoas, o Judiciário precisa liberar o procedimento, ainda que a doadora tenha consentido com os riscos da cirurgia.

    Na decisão, Meneghetti lembrou a legislação e também desejou melhoras à menina. "(...) rogando-se, desde já, votos sinceros desta magistrada e de todos os servidores da 4ª Vara Cível desta comarca de pleno sucesso na transplantação, para uma vida saudável, bem como o reconhecimento e elogio à pessoa da doadora pelo gesto de solidariedade, humanidade e empatia", adicionou a juíza na decisão.

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    publicidade