Com a aproximação do outono e do início da colheita do pinhão, muita gente já se prepara para essa época que representa trabalho e também a degustação de pratos regionais. Para abrir a data de forma oficial, a prefeitura de Lages, na Serra Catarinense, organiza pela segunda vez o Festival da Colheita do Pinhão.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O evento tem início previsto para o dia 6 de abril e acontecerá no Calçadão da Praça João Costa, em Lages, com programação especial e gastronomia típica. As inscrições para os food trucks interessados em participar do evento estão abertas e seguem até o dia 25 de março.
Para se inscrever, é preciso ir até a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo das 8h às 11h30 ou das 14h às 17h30 levando os seguintes documentos:
- Ficha de Inscrição Preenchida
- Cópia Documento de Identidade
- Cópia CPF
- Cópia Comprovante de Endereço recente
- Carteira Sanitária para manipulação de alimentos
- Certidão Negativa de Débitos Municipais.
Continua depois da publicidade
Pinhão é a base dos pratos oferecidos no evento
Os comerciantes deverão escolher até quatro mercadorias autorizadas que tenham o pinhão como base para vender no food truck, como entrevero, paçoca e pinhão cozido, além de lanches, pastéis e bebidas.
As vagas serão definidas por meio de sorteio eletrônico, que será realizado no dia 1º de abril, às 17h. O resultado será divulgado no site da prefeitura e no mural da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Os carrinhos terão que passar por vistorias pré-agendadas, e ficarão em pontos fixos no calçadão.
Santa Catarina colheu pouco mais de 4 mil toneladas de pinhão em 2023, praticamente 50% a menos do que as quase 8 mil toneladas colhidas em 2022. A expectativa para 2024 é que a safra do pinhão volte com força. Na Serra catarinense, são 18 cidades produtoras de pinhão.
* Com informações de Priscila Dalagnol, repórter da NSCTV
Leia também
Ronaldinho Gaúcho em Florianópolis: veja como comprar ingresso para o Jogo das Estrelas
Fotos do Contorno Viário mostram o maior desafio para que a obra seja entregue em julho