Foi lançada oficialmente a 18ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Este ano, o maior evento paradesportivo do Estado será realizado em Lages entre os dias 16 e 21 de setembro, reunindo atletas de todo o estado para disputar 14 modalidades. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (19), no Mercado Público Municipal de Lages, e reuniu autoridades, imprensa e apoiadores.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Prefeitura de Lages, a competição reunirá 2.479 atletas de 74 municípios. Os participantes disputarão 14 modalidades em 12 locais diferentes da cidade, com exceção da natação, que ocorrerá em Blumenau devido à estrutura mais adequada.
Para receber os competidores, 17 escolas foram adaptadas com obras de acessibilidade, beneficiando 2.322 pessoas entre atletas e equipes técnicas. O investimento de quase R$ 1 milhão do Governo do Estado deve deixar como legado ambientes mais inclusivos, com o objetivo de continuarem à disposição da comunidade após o evento.
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, ressaltou o caráter transformador da iniciativa.
— O lançamento da 18ª edição do Parajasc aqui em Lages marca mais do que o início de uma competição, marca o reconhecimento e a valorização dos nossos atletas. O investimento na estrutura e na acessibilidade é um reflexo direto do nosso compromisso com a inclusão social e com o esporte como ferramenta de transformação.
Continua depois da publicidade
A abertura oficial acontecerá no Centroserra Convention Center e contará com apresentações artísticas e atrações voltadas à inclusão.
Maiores delegações
Com 145 atletas inscritos, Lages terá a quarta maior delegação da edição:
- Joinville – 276 atletas
- Chapecó – 236
- Blumenau – 236
- Lages – 145
- Itajaí – 142
Modalidades
- atletismo
- basquete
- basquete em cadeira de rodas
- bocha paralímpica
- bocha raffa
- ciclismo
- futsal
- goalball
- handebol em cadeira de rodas
- natação
- tênis de mesa
- xadrez
- judô
- parataekwondo
Leia também
Paratleta lageana transforma limitações em conquistas e inspira com sua história
Jovem lageana brilha na Olimpíada Internacional do Desporto Escolar no Bahrein