No tatame, golpes e técnicas de Jiu-Jitsu. Fora dele, histórias de superação e um objetivo claro que é o de ajudar mulheres a se sentirem seguras, confiantes e preparadas para reagir em situações de risco. Assim funciona o projeto social “Você Não Está Só”, criado há mais de quatro anos pela professora de Jiu-Jitsu e empreendedora, Luisa Piucco Mota, de 28 anos, em Lages.
Continua depois da publicidade
A iniciativa ganhou vida durante a pandemia, quando Luisa percebeu que muitas mulheres viviam momentos de insegurança, medo e isolamento.
— Sempre acreditei que o jiu-jitsu e o conhecimento são uma forma poderosa de proteção, e que a defesa pessoal não é apenas sobre se defender fisicamente, mas também sobre fortalecer a autoestima, a confiança e o sentimento de pertencimento. O projeto nasceu para ser uma mão em forma de ação, para mostrar que, mesmo em tempos difíceis, ninguém precisa enfrentar seus desafios sozinho, e que nossa mente é tão poderosa que se trabalharmos ela de uma forma que seja eficaz. — explica ela.
Projeto já impactou centenas de mulheres
Desde então, o projeto já impactou centenas de mulheres por meio de aulas abertas de defesa pessoal, palestras, oficinas e participações em eventos comunitários, escolas, universidades e empresas. O foco é ensinar técnicas simples e eficazes, mas também promover autoconhecimento e apoio emocional.
— O propósito é claro: empoderar pela informação, pela técnica e pelo apoio emocional, criando uma rede de proteção que vai muito além do tatame — ressalta.
Continua depois da publicidade
Ações ganham força durante o Agosto Lilás
No mês do Agosto Lilás, a agenda ganha força. Este ano, com o apoio da Rede Catarina da PMSC, e da Secretaria da Mulher de Lages, o projeto amplia a abordagem para além das técnicas de defesa, mostrando como identificar sinais de abuso, buscar ajuda e, principalmente, acreditar no próprio valor.
— Neste Agosto Lilás, queremos reforçar não apenas a importância do combate à violência contra a mulher, mas também o autoconhecimento como forma de prevenção. Nossa abordagem vai muito além de falar sobre os tipos de violência , ela mostra como reconhecer sinais de abuso, como buscar ajuda e, principalmente, como acreditar no próprio valor. E o melhor saber que agora ao meu lado tenho apoio de pessoas que caminham pela mesma causa. Este ano, estamos com um foco ainda maior em ações práticas, para que as mulheres saiam não só mais informadas, mas também mais preparadas para agir em situações reais. — reforça Luisa.
Veja imagens
Movido por amor, respeito e pela vontade genuína de ver mulheres seguras, o “Você Não Está Só” constrói, a cada encontro, uma rede de união e acolhimento.
Continua depois da publicidade
— O projeto é movido por amor, respeito e pela vontade genuína de ver mulheres seguras, confiantes e livres. Não se trata apenas de técnicas, mas de criar um espaço onde cada pessoa se sinta ouvida e apoiada. A luta contra a violência começa na consciência e na união, e é isso que queremos levar para cada palestra, cada treino e cada conversa: a certeza de que juntas somos mais fortes e que ninguém está só nessa jornada — conclui.
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia também
A cada dia, 200 casos de violência contra a mulher foram registrados nos últimos 5 anos em SC
Antonietas, da NSC, debate violência contra a mulher em evento com Ana Paula Araújo








