Adriana dos Santos Lucrecio, de 45 anos, é mais do que uma atleta: é símbolo de fé, força e amor pela cidade onde nasceu. Moradora do bairro Vila Maria, em Lages, ela se prepara para ser um dos grandes nomes da delegação lageana na 18º edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que pela primeira vez serão realizados em Lages, entre os dias 16 e 21 de setembro de 2025.
Continua depois da publicidade
Com oito participações no currículo, Adriana já conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em edições anteriores da competição. Em maio deste ano, brilhou no Meeting Loterias Caixa de Atletismo, em Curitiba, levando ouro no lançamento de disco e prata no dardo.
Composta por nove atletas, a delegação da equipe da Associação Esportiva e Paradesportiva (Asespp) de Lages conquistou um total expressivo de 19 medalhas na ocasião, entre Adriana, Amanda Schuck, Allan Amaral, Andrei Ventura, Bruna Lemos, Leonardo Souza, Lucas Lopes e Nicolas Henrique.
A trajetória no paradesporto começou após um diagnóstico de lúpus e uma série de cirurgias no quadril e fêmur. Mesmo diante das limitações físicas, encontrou no atletismo uma nova razão para ir adiante. Com incentivo da equipe da Asespp, ela hoje preside a entidade e segue sendo exemplo para outras gerações de atletas.
Mas a história de Adriana não se resume às pistas. Mãe solo da jovem Amanda, de 23 anos, que também tem deficiência física, Adriana sempre conciliou os treinos com a dedicação à filha, ao trabalho voluntário na igreja, e aos cuidados com a casa e a família. Catequista, otimista e de sorriso fácil, ela define sua rotina entre treinos, crochê, fé e sonhos, entre eles, viajar para o exterior e ser a número um do Brasil no lançamento de disco.
Continua depois da publicidade
Vejas fotos
Ao lado de outros 2.200 atletas de cerca de 60 municípios, Adriana será uma das protagonistas da edição histórica dos Parajasc em Lages. Para ela, mais do que competir em casa, é a chance de mostrar que o esporte transforma, inclui e fortalece. “Tenho muito orgulho do paradesporto. Ser um Orgulho Lageano foi uma surpresa emocionante”, afirma.
Parajasc
Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina são destinados a atletas com idade a partir dos 15 anos com deficiências física, auditiva, intelectual ou visual. Tem como propósito promover o paradesporto nas instituições e clubes, bem como fortalecer a inclusão social e revelar talentos para o esporte adaptado.
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.
Continua depois da publicidade

Leia também
Revelação da natação, jovem lageano é convocado para a Seleção Brasileira Juvenil
 
				 
                            
                            



