Na tarde desta terça-feira (21), o Lago Guaíba mediu menos de quatro metros pela primeira vez desde o começo do mês, em quase 20 dias. Com o recuo das águas, agora as ruas de Porto Alegre ressurgem tomadas pela lama e pelo entulho. Segundo a prefeitura, o lago atingiu quatro metros às 17h10.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A medição é feita no Cais Mauá, na régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA). O pico foi atingido no dia 5 de maio, quando o nível do Guaíba alcançou 5,35 metros. Ele passou dos quatro metros dois dias antes: no dia 2, estava em 3,67 metros, e na tarde do dia 3 chegou a 4,58 metros.

O trabalho de limpeza das vias já começou e envolve a retirada dos materiais para locais específicos em cada bairro, e depois para unidades provisórias, na Zona Norte, na Lomba do Pinheiro e na Serraria. Um quarto ponto deve ser definido, segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Seis em cada 10 municípios de SC afirmam não estar preparados para novos eventos extremos

Continua depois da publicidade

Esta operação de limpeza já começou em 10 de maio, e até agora já recolheu mais de 2,4 toneladas de resíduos, incluindo restos de móveis afetados pela água e lodo. Só em Porto Alegre, mais de 157 mil pessoas foram afetas pelas chuvas. São mais de 39,4 mil edificações atingidas na capital gaúcha.

Em todo o Rio Grande do Sul, 464 municípios foram afetados. Nesta terça (21), 72 mil pessoas ainda estavam em abrigos e 581 mil estavam desalojados. No Estado, foram 2,3 mil pessoas afetadas. A Defesa Civil confirmou 161 mortes, e 85 pessoas seguem desaparecidas. Há 806 feridos.

Veja situação de Porto Alegre

*Com informações do g1.

Leia também

Empresa de SC ajuda a lançar painel capaz de prever enchentes e medir nível de rios no RS

FOTOS: Cidade de SC leva estrutura de “guerra” para recuperar município gaúcho

Cavalos, búfalos e cachorros: veja imagens comoventes dos animais resgatados no RS

Destaques do NSC Total