Um acidente envolvendo uma lancha e dois banhistas na Praia Central de Balneário Camboriú deixou uma pessoa morta na manhã desta quinta-feira (17). A vítima estava na água quando foi atingida pela embarcação. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local, conforme informado pelos guarda-vidas à reportagem da NSC TV.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os dois homens estavam com uma boia de natação no momento em que foram atropelados pela lancha, segundo os socorristas. O acidente aconteceu perto da Ilha das Cabras, onde os nadadores costumam frequentar.

A segunda vítima sobreviveu, mas teve de ser levada ao hospital após sofrer gravíssimos ferimentos em uma das pernas. O cabo do Corpo de Bombeiros Militar José Silveira Neto contou à reportagem do NSC Total que o piloto da lancha, de 42 anos, socorreu o homem de 61 antes da chegada do Grupo de Busca e Salvamento. Ele foi encontrado dentro da lancha, onde o condutor fez um torniquete nele usando uma corda para controlar o sangramento mais grave.

O sobrevivente passa por cirurgia de amputação da perna.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do resgate

Guarda-vidas, Polícia Científica e Capitania dos Portos também estiveram no local, ainda de acordo com a Polícia Militar. Vale lembrar que, quando se aproximarem da praia, as embarcações devem manter uma distância mínima de 200 metros. À PM, o piloto da lancha contou que respeitava a demarcação quando percebeu ter colidido em algo.

Como as boias que sinalizam essa metragem não estavam no mar, os bombeiros não conseguiram confirmar se a informação procede. De acordo com a percepção dos resgatistas, no entanto, a lancha estava na área correta.

Após os primeiros procedimentos, o piloto e o proprietário da lancha que estaria junto no momento do ocorrido, levaram a embarcação à Marinha para as averiguações necessárias. Os socorristas informaram, ainda, que a embarcação possuía habilitação válida e estava locada.

Continua depois da publicidade

Em nota, a Marinha do Brasil disse que os tripulantes foram ouvidos. O condutor da lancha passou por um teste de alcoolemia, que não apontou a presença de qualquer substância no organismo dele. O documento também ressalta que uma inspeção naval é feita regularmente no local, onde são verificadas as documentações dos pilotos e das embarcações, além de uma análise dos equipamentos de segurança e salvatagem.

Foi instaurado, portanto, um Inquérito Administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades relacionadas ao incidente. O documento será encaminhado ao Tribunal Marítimo no prazo de até 90 dias.

A Polícia Civil também informou, por meio de nota, que, a princípio, a lancha navegava em um lugar permitido. Os procedimentos serão encaminhados para a Delegacia de Polícia de Balneário Camboriú para dar continuidade às investigações.

Leia também

Identificado trabalhador vítima de acidente em metalúrgica de Blumenau: “Era o melhor pai”

Continua depois da publicidade

Turista argentino morre afogado em Bombinhas