Muito se fala em inovação nas empresas a partir de processos e, mais do que nunca, surgem no mercado ferramentas que prometem solucionar problemas de gestão complexos e prontamente.
Continua depois da publicidade
Desde o início da minha jornada profissional como advogada e hoje, muito mais focada e especializada em Gestão de Negócios, mesmo não sendo da área de tecnologia e tampouco possuindo habilidades para usar os infinitos recursos disponíveis, sempre vi a tecnologia como aliada da evolução.
> Laboratório-Fábrica da Certi recebe R$ 23 milhões do MCTI
Escolher a melhor solução parece ser o trabalho mais difícil quando se quer inovar nas empresas e, de fato, fácil não é. As plataformas são tão completas e integráveis que encontramos dificuldades na tomada de decisão, pois ficamos com a impressão de que sempre estará faltando alguma parte para fechar a totalidade e chegarmos ao ideal.
O certo é que a solução será aperfeiçoada no caminho, melhorará com o uso e a visão que tivermos sob as novas necessidades será o catalizador na busca pela excelência. Essa experiência me permitiu compreender que não existirá solução pronta ou ideal para a transformação digital da sua empresa.
Continua depois da publicidade
> Fintech Asaas, de Joinville, compra empresa de Curitiba
Na minha vida pessoal e profissional, meu mindset sempre foi o de, ao perceber um problema, já trabalhar para identificar a causa e encontrar soluções, buscando parceiros no mercado, entendendo as funcionalidades necessárias e disponíveis, experimentando a ferramenta e participando da implementação do processo com a equipe. E nessa fase conheci mais uma lição: prepare-se para dar a sua maior e melhor energia às pessoas da sua equipe ao implementar soluções novas.
A mudança vai impactar diretamente na rotina do seu colaborador e a maneira com gerirmos a transformação pela inovação sob as pessoas tornar-se-á, além do maior desafio de um líder, o estímulo capaz de perdurar a inovação como cultura nas empresas e como valor na vida das pessoas.
> Startup SC chega a Chapecó pelo terceiro ano seguido; conheça os selecionados
O mundo nos trouxe a necessidade de desenvolvermos habilidades novas, de sermos multifuncionais e flexíveis diante das mudanças. E acredito que nunca irão inventar uma forma mais eficaz de perdermos o medo do novo, se não o enfrentando com coragem, transparência e humildade.
Incluir altas doses de paciência e persistência no caminho também permitirá que sejamos líderes de nós mesmos e assim capazes de transformar pessoas e negócios pela cultura e, mais eficaz ainda, pelo exemplo, que arrasta.
Continua depois da publicidade
*Por Giordana Madeira
Embaixadora do Centro de Inovação Blumenau em Portugal, Diretora do Febratex Group e CEO do Way2tex
Leia mais
> O que é bitcoin? Conheça a criptomoeda e quais os riscos de investir
> 10 lugares para conhecer em Santa Catarina
> “Luzes estranhas” no céu surpreendem moradores de Joinville e região