A Linguiça Blumenau se tornou nesta terça-feira (6) um produto com Indicação Geográfica (IG) reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Isso significa que a iguaria só poderá ser produzida com este nome em determinadas cidades no Médio e Alto Vale do Itajaí (veja abaixo) e com um padrão específico de produção.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Pleito da Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau (Alblu) há pelo menos quatro anos, o produto agora passa obrigatoriamente a respeitar um caderno de regras para poder receber a nomenclatura. A primeira delas é ser de Gaspar, Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaial, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Rodeio, Presidente Getúlio, Ibirama, Rio do Sul, Lontras, Aurora, Agronômica ou Laurentino.
Outra é seguir à risca o método artesanal de produção — respeitando normas sanitárias, claro — e utilizar carne suína pura defumada, sem misturas. A partir deste processo e desta localização, a linguiça poderá ter o nome de “Blumenau”, conferindo um selo que lhe garante qualidade e sabor singular em relação às linguiças, digamos, comuns.
Nova atração de Pomerode viaja na história da Linguiça Blumenau e tem até fliperama retrô
Continua depois da publicidade
De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial há “representações étnicas, típicas, tradicionais e culturais, ligadas ao consumo e à produção da Linguiça Blumenau na região, portanto, marcados geograficamente pelas festas étnicas da cultura alemã, onde a gastronomia típica se manifesta com pratos e receitas com a linguiça Blumenau, ou seja, por ativos turístico-culturais como a Rota da Linguiça, realizada na região”.
Vale lembrar que todas as 16 cidades que poderão produzir Linguiça Blumenau faziam parte, no fim do século 19, do grande município de Blumenau — o que explica o nome.
Agora, Santa Catarina tem oficialmente oito Indicações Geográficas. Confira:
- Uva Goethe
- Banana de Corupá
- Queijo Artesanal Serrano
- Vinhos de Altitude
- Mel de Melato da Bracatinga
- Maçã Fuji de São Joaquim
- Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense
- Linguiça Blumenau