Popularmente reconhecido pela concentração de belezas naturais, o estado de Santa Catarina vem apresentando uma série de atrativos que o revelam como uma ótima opção para quem busca viver com mais qualidade de vida. Este potencial refletiu-se no último Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública, que leva em conta 66 indicadores relacionados à gestão pública.
Continua depois da publicidade
No estudo, Santa Catarina conquistou a segunda colocação – atrás apenas do estado de São Paulo, revelando boas notas em Educação e Segurança Pública. No setor de negócios, destacam-se a diversidade nos segmentos da economia produtiva e seu reconhecimento como um polo de inovação e tecnologia. Aliados ao já prestigiado turismo catarinense, que compreende alguns dos principais destinos do país, estes fatores tornam o estado uma excelente escolha para a instalação de negócios, investimentos e moradia.
O Litoral Norte catarinense é a região que mais sente os reflexos deste processo de atração, como mostra a expansão demográfica recente. Itapema, por exemplo, figura entre as cinco cidades que mais aumentaram a população em Santa Catarina nos últimos 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com um crescimento registrado de 2,95%.
Em decorrência disso, algumas medidas estão sendo tomadas no sentido de intensificar a valorização imobiliária na região. A obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, recentemente anunciada, é um acontecimento que já reincide sobre o valor dos imóveis. Segundo especialistas em investimentos imobiliários, observa-se um aumento de quase 10% no valor dos últimos lançamentos imobiliários à beira-mar na cidade.
O Litoral Sul como alternativa
Nesse cenário de saturação da porção Norte, com expansão populacional e alta de preços, o Litoral Sul do estado apresenta-se como uma alternativa de perspectivas animadoras, com um mercado imobiliário em crescente desenvolvimento e excelentes expectativas de valorização. Recanto de paisagens naturais preservadas e cidades históricas, esta região possui atrativos turísticos únicos, como a Rota da Baleia Franca, campeonatos de surfe e praias de beleza singular.
Continua depois da publicidade
Além disso, em agosto deste ano, o Governo do Estado anunciou um volume histórico de investimentos para cidades do Litoral Sul, compreendendo mais de R$ 350 milhões em obras e ações nos setores de infraestrutura, saúde, educação e turismo, o que tende a fortalecer ainda mais o desenvolvimento da região.
— A região tem todas as características necessárias para se destacar como um novo eixo de investimentos imobiliários, com a instalação de empreendimentos inovadores e sustentáveis, em resposta à alta de seu desenvolvimento econômico e belezas naturais — salienta Marcos Alcauza, diretor comercial da Brognoli Negócios Imobiliários.
A cidade de Imbituba, por exemplo, reúne belas praias, lagoas, dunas, ilhas e piscinas naturais que são o cenário perfeito para quem é adepto a esportes ao ar livre ou busca viver em contato constante com a natureza, sem abrir mão do conforto e facilidades que a vida urbana oferece. Alguns destinos turísticos renomados do município são: a Praia do Rosa, um refúgio de belezas naturais que apresenta-se como representante brasileira no Clube das Mais Belas Baías do Mundo e a Praia da Vila, que por ser considerada a Maracanã do surfe, é parada obrigatória para os amantes do esporte.
Junto à construções históricas (como a Igreja Matriz), a valorização da cultura açoriana e a gastronomia típica à base de frutos do mar, a cidade se mostra como uma oportunidade para os que buscam uma vida tranquila, na tendência atual de fuga dos grandes centros urbanos. No setor econômico, Imbituba destaca-se por seu complexo portuário – responsável pelo forte crescimento contínuo da cidade, e também pelo comércio, indústrias e serviços, que são os principais ramos de geração de empregos. Desse modo, aliando uma alta qualidade de vida com um desenvolvimento econômico crescente, a cidade vem se tornando uma escolha para trabalhar e viver.
Continua depois da publicidade
O destaque de Imbituba no ramo imobiliário
Outra característica importante da cidade de Imbituba é sua localização estratégica no litoral do Estado, há cerca de uma hora de Florianópolis e praticamente equidistante das outras capitais do Sul do Brasil, Curitiba e Porto Alegre. O município possui o título de Capital Nacional da Baleia Franca, e entre os meses de junho a novembro é possível participar da temporada de observação e das atividades promovidas pelos institutos de conservação.
Por estes motivos, a cidade vem chamando a atenção de construtoras para o desenvolvimento de novos empreendimentos imobiliários e, consequentemente, introduz um novo fluxo de habitantes provenientes de Florianópolis, Rio Grande do Sul, São Paulo e até mesmo do exterior. O principal objetivo é a busca por um estilo de vida que priorize o contato com a natureza e a tranquilidade, movimento este que tende a se intensificar com os reflexos da pandemia do novo coronavírus.
A construtora UNIO Empreendimentos, de Florianópolis, visa este público em seu futuro lançamento imobiliário de alto padrão, o VIEW Praia da Vila, que virá a ser o primeiro condomínio fechado de frente para o mar de Imbituba. Localizado na beira da Praia da Vila, o projeto reúne diferenciais relacionados à inovações tecnológicas e sustentabilidade, como a busca pela Certificação GBC Brasil Condomínio, por exemplo.
Este selo, desenvolvido pelo Green Building Council Brasil, visa promover a transformação da indústria da construção civil com a adoção de soluções e práticas sustentáveis efetivas e comprovadas. Soluções como estas refletem-se no baixo custo de manutenção do condomínio e reduzem o impacto da obra, levando em conta a manutenção da biodiversidade local e priorizando o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
Continua depois da publicidade
O projeto do VIEW Praia da Vila prevê vagas idealizadas para a instalação de carros elétricos, persianas motorizadas, aplicativo próprio do condomínio e apartamentos preparados para receber diversos tipos de automação, além de comodidades como piscina aquecida com vista panorâmica.
— Elegemos como premissa a concepção de um empreendimento verdadeiramente sustentável, que valorize o meio em que está inserido, a história da cidade e a bela vista para a Praia da Vila. Assim, implantamos as torres de maneira horizontal, respeitando a topografia e criando um parque linear que atravessa o terreno até o mar. Dessa forma, o condomínio torna-se um eixo entre a natureza e a cidade — explica a arquiteta responsável pelo projeto Amanda Pamato, da UNIO Arquitetura e Engenharia, que também é consultora de sustentabilidade, conta um pouco sobre seu processo de criação.
O projeto é um exemplo do que esperar do setor imobiliário nos próximos anos no Litoral Sul: empreendimentos inovadores cada vez mais preocupados com a experiência de aliar bem-estar e qualidade de vida com conforto e comodidade. Tudo isso resulta em uma grande possibilidade de valorização exponencial destes imóveis, promovendo o desenvolvimento ordenado para a região, com uma expansão planejada que cada vez mais supera as expectativas.
Para conhecer mais sobre o empreendimento, acesse o site.
*Por Júlia Thomé
Leia mais:
> São Joaquim: saiba por que visitar a Capital da Maçã em qualquer estação do ano
Continua depois da publicidade
> Saúde mental pós-pandemia: Entenda a importância da atenção e cuidado



