nsc
hora_de_sc

Literatura

Livro reúne contos e ilustrações sobre o modo de viver dos manezinhos

"As Côsa de Sêo Maneca" será lançado nesta quarta-feira (7)

05/07/2021 - 09h33

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
As Côsa de Sêo Maneca
Com 64 páginas, a publicação bilíngue português-inglês traz dez contos sobre o cotidiano de Florianópolis
(Foto: )

O escritor André de Oliveira e o arquiteto, fotógrafo e designer gráfico Joel Pacheco lançam nesta quarta-feira (7) o livro As Côsa de Sêo Maneca: o lançamento oficial acontece às 18h, por meio de uma videoconferência na plataforma Google Meet. Com 64 páginas, a publicação bilíngue português-inglês traz dez contos sobre o cotidiano de Florianópolis, evidenciando o modo de viver da comunidade de base açoriana tradicional, que começou a ser forjada há mais de 270 anos.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A edição marca a estreia de André como autor e o quinto título com a assinatura de Joel, pesquisador da paisagem, da etnografia e da cultura popular da Ilha de Santa Catarina, responsável pelas ilustrações que acompanham os textos e por todo o planejamento visual do impresso. Personificação da figura do manezinho, habitante com raízes seculares na região da Capital catarinense, Sêo Maneca leva o leitor a passear por diferentes cantos da Ilha e do Continente, mostrando uma cidade de outrora, que não existe mais, ou tornada invisível pela modernidade.

> Põe na Lista: entrevista com Ivan Mizanzuk, criador de O Caso Evandro

A graça nas palavras e nas imagens revela, de conto em conto, o olhar atento de quem conhece os lugarejos, os costumes e a realidade de Floripa. As rivalidades futebolísticas, a Festa do Divino Espírito Santo, o boi de mamão, a farra do boi e outros temas estão presentes nas histórias. Segundo Joel, o objetivo é "fortalecer a cultura do manezinho, promovendo nossa história, nossa maneira de falar, as festas típicas e, sobretudo, mostrar o caráter amigável, fiel e cordial do nativo. É necessário difundir as informações culturais sobre a comunidade, mostrar a importância desse patrimônio literário ao cidadão comum, ao estudante, ao professor e ao turista."

Capa do livro "As Côsa de Sêo Maneca"
Capa do livro "As Côsa de Sêo Maneca"
(Foto: )

A tiragem inicial, de dois mil exemplares, será distribuída, gratuitamente, em bibliotecas e escolas públicas, fundações de cultura, centros comunitários, associações pesqueiras e tradicionais de bairros, como Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Ingleses, Santinho, Armação, Pântano do Sul, entre outros. O projeto é financiado com recursos oriundos do Edital de Apoio às Culturas 2020 promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

> Confira todos os lançamentos de julho de 2021 na Netflix

Lançamento virtual do livro As Côsa de Sêo Maneca, de André de Oliveira e Joel Pacheco

Quando: Dia 7 de julho, quarta-feira, às 18h

Via Google Meet

Acesso gratuito e aberto ao público

Os exemplares do livro serão disponibilizados apenas a bibliotecas e escolas públicas, fundações culturais, centros comunitários e associações de bairros de Florianópolis. Para adquirir, é preciso procurar nas entidades de cultura.

Colunistas