Uma loja de pneus localizada na Rua Itajaí, em Blumenau, foi interditada nesta quinta-feira (28) por descumprir um acordo feito com o Procon em abril deste ano. Há oito meses, a “Pneu Z” entrou na mira do órgão de defesa do consumidor após ter sido alvo de uma série de denúncias feitas por clientes contra a empresa. À época, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) chegou a ser firmado, mas, segundo o Procon, as medidas impostas não foram respeitadas pela loja.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O documento, conforme o órgão, estabelecia um modelo de funcionamento da Pneu Z que incluía mudanças transparentes para favorecer a prestação do serviço junto aos fregueses. Em paralelo ao descumprimento do TAC, o Procon afirma que ainda foram registradas novas denúncias por clientes que mencionavam, novamente, a prática de atividades abusivas.
Nos relatos, os consumidores citam cobrança de valores indevidos por serviços não solicitados e por trabalhos que, incialmente, teriam sido ofertados de forma gratuita, mas com pagamento exigido pela empresa na sequência. As reclamações incluem, ainda, a não emissão de nota fiscal e o não detalhamento dos valores dos produtos fornecidos nas vezes em que houve o lançamento do documento.
Empresa já havia sido interditada em abril deste ano
Continua depois da publicidade
No início do mês de abril, a Pneu Z já acumulava 78 processos abertos contra a loja por ferir ao menos seis artigos do Código de Defesa do Consumidor. À época, a empresa teve as atividades suspensas por 10 dias e foi orientada a devolver o dinheiro dos clientes.
Desta vez, porém, loja permanecerá interditada em Blumenau por tempo indeterminado, até que se cumpram todas as medidas estabelecidas no TAC. O Procon ainda exige o adimplemento das sanções administrativas impostas pelo órgão e a solução das reclamações apresentadas. Em caso de desobediência, a Pneu Z será multada em R$ 100 mil por dia.
A reportagem do NSC Total tentou contato com a empresa, mas não havia recebido retorno até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.
Leia também
Morador de rua improvisa casa no meio do rio em Balneário Camboriú e “imóvel” é demolido
Filha de 8 anos grita, pai desiste de assassinato em Navegantes e depois foge com a criança